O político português, Bruno Maçães, e a escritora premiada norte-americana, Anne Applebaum, o escritor Coleman Hughes e a pesquisadora Paula Berman são alguns dos destaques do dia

Com o tema central "Reflexão sobre o atual contexto de crises e onde localizar nossa ação”, o segundo dia da Semana de Inovação 2021 tem como missão estimular os servidores a olhar o momento atual e se planejar para um futuro inovador. O dia é iniciado com a conferência ‘Da Covid à Emergência Climática: nosso contexto de crises e incertezas’, na qual o político português, Bruno Maçães, abordará as múltiplas situações de emergência atuais e diferentes abordagens governamentais para resolução destes desafios. O especialista ainda trará alguns insights do seu mais recente livro: Geopolitics for the End Time. 

O encerramento do dia será por conta da historiadora laureada com o prêmio Pulitzer, Anne Applebaum, no painel ‘Horizontes da Democracia’. A jornalista traz uma análise ampla sobre a democracia e seus dilemas para o centro do debate, e ainda responderá sobre os métodos para fortalecer o sistema em ambientes polarizados e quais são os cenários possíveis para os futuros das democracias contemporâneas. 

Entre as duas atrações, a programação do dia ainda conta com os painéis: 

  • “O que está na agenda da transformação? Um panorama de desafios globais no contexto contemporâneo”, com a participação do escritor, Coleman Hughes, a pesquisadora inglesa, Madeleine Bunting e Giulio Quaggioto, chefe de inovação estratégica no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O painel abordará as diferentes perspectivas para os desafios globais como raça, gênero, cuidado e desenvolvimento. 
  • “Economia em transformação: sustentabilidade, desenvolvimento e tecnologias”, que responderá como novas práticas e tecnologias podem contribuir para a recuperação econômica. A discussão será entre a ​​Theodor Christensen, Diretor de Finanças Sustentáveis da Autoridade de Supervisão Financeira Dinamarquesa, Carlota Perez, pesquisadora, professora e consultora internacional, Paula Berman, pesquisadora de identidade digital e praticante de tecnologia cívica, e Morgan Doyle, representante do BID no Brasil

Além do astro central, o palco principal do evento, os usuários que acessarem o ‘Meteoro Pitch - Dataprev’, poderão acompanhar palestra de diferentes profissionais, inclusive, de patrocinadores da Semana de Inovação, como José Nilo Cruz Martins, Vice-Presidente Huawei Cloud Brasil, e Alan do Nascimento Santos, Diretor de Relacionamento e Negócios da Dataprev. 

Já nas outras salas, denominadas mundos, os usuários encontrarão, por exemplo, mesas redondas, rodas de conversas e oficinas de atividades. Entre elas, a mesa de debate com Carla Sarkis, gerente executiva de Inovação Aberta do Banco do Brasil, na qual o tema será sobre ganhos para todo o ecossistema (sociedade e clientes) no relacionamento empresas com startups. No palco Conexões Enterprise, o objetivo é gerar novas conexões profissionais e criar novas redes para seus participantes, e traz para o segundo dia do evento, entre outros, o ‘De Frente com Gabi’, com Gabi Tamura, fundadora e diretora de negócios do WeGov, com perguntas de engajamento pessoal para os participantes do evento se conhecerem melhor. 

Fechando o evento de forma descontraída e promovendo a interação entre os usuários, o iGOVnights vai acontecer nas noites de quarta e quinta-feira e é conhecido como o melhor happy hour das galáxias. A plataforma que será usada é o SpacialChat. No dia 10, acontece a mesa redonda “Humor, estética e burocracia”. 

Serviço:

Semana de Inovação 2021

Data: de 9 a 12 de novembro

Preço: gratuito

Formato: online

Inscrições: Abertas! Pelo site gov.br/enap/semanadeinovacao

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2021 tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Economia, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Anatel e o Governo Federal.

Em 2021, o evento, considerado o maior de inovação em governo da América Latina, chega a sua sétima edição. Com o tema “Ousar Transformar”, a Semana de Inovação 2021 acontecerá entre os dias 9 e 12 de novembro no formato online. Dataprev, Oracle, Huawei, NIC CGI, Microsoft, Serpro, Banco do Brasil, Embratel, EDS e AWS já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da Embaixada da Dinamarca, Sebrae, BID, República, Hepta, KES, Unilever, Banco do Nordeste, SENAI, ABDI, IMM, Embaixada dos EUA, Demos Helsinki e OCDE.

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Concurso Inovação do Setor Público anuncia vencedores entre os 23 finalistas

A premiação englobou cinco categorias e teve recorde de votação

Publicado em:
08/11/2023