A profissionalização da administração pública tem sido uma busca constante para os cargos de alta liderança no serviço público. Para fomentar o debate das experiências nacionais e internacionais sobre os principais desafios enfrentados pelos Sistemas de Alta Direção Pública, a Semana de Inovação promoveu nesta quarta (08/11) o painel “Desafios da profissionalização da alta liderança”, com a presença de especialistas.
Durante a atividade, os participantes relataram os principais desafios na promoção dos Sistemas de Alta Direção em suas instituições. De acordo com o professor adjunto e coordenador acadêmico do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Diogo Fonseca, uma das principais barreiras hoje é identificar onde cada um está no desenvolvimento do processo e para onde cada um quer ir. “Então, é preciso que você, nas raízes de qualquer centro de liderança, tenha primeiro um diagnóstico profundo, para depois desenvolver o debate técnico e chegar no debate político. Acho que caminhamos bem até o debate técnico, sobre como poderia ser essa reforma”, explicou o coordenador acadêmico do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.
Os Sistemas de Alta Direção Pública (SADP) são uma forma bem-sucedida - em diversos países - de governança das lideranças públicas, a partir da criação de uma estrutura que tenha autonomia, independência e legitimidade para atrair, pré-selecionar, desenvolver, avaliar desempenho e engajar lideranças.
Para Lorena Ferreira, chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o sucesso na implementação de inovações em serviços e políticas públicas depende muito da qualidade das lideranças. “Não apenas das ferramentas que esses líderes têm, em termos técnicos, mas em questão motivacional, com vocação para o setor público. Porque, na verdade, no setor público o líder tem um papel de encorajar, de acreditar e de fazer com que os membros da equipe também acreditem que aquele produto tão difícil é possível”, acrescentou.
A atividade também reuniu o vice-presidente del Directorio de la Sociedad Chilena de Políticas Públicas e consultor del Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebastián Bardet; o especialista Líder em Modernização do Estado no BID, Mariano Lafuente; e o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Seara Pojo Rego.
Líderes que Transformam
A Enap acredita na transformação governamental por meio do recrutamento de ocupantes de cargos de liderança baseados em Sistemas de Alta Direção Pública. Pensando nisso, a diretoria de Inovação (GNova) desenvolveu o programa Líderes que Transformam, inspirado nas melhores práticas internacionais, com o objetivo de auxiliar órgãos públicos na escolha das pessoas ocupantes de cargos públicos de livre provimento.
Conheça o programa e saiba como o seu órgão pode participar: http://bit.ly/altadirecao