Curso foi realizado no âmbito da segunda fase do projeto "Desenvolvimento de gestores do governo da Região Autônoma do Príncipe"

O diretor de Desenvolvimento Profissional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Paulo Marques, ministrou, nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2022, o curso "Praticando análise e melhoria de processos", na Ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe. As aulas foram ministradas para vinte servidores da administração pública do Príncipe. 

Entre os principais objetivos da ação de desenvolvimento estão a identificação de problemas e alternativas de solução por meio da análise e melhoria de processos e a elaboração de um plano de ação para implementação do roteiro de análise e melhoria de processos. O curso, cuja carga horária foi de 21h, abordou conteúdos de design thinking, inovação na gestão de processos, ferramentas de priorização de problemas e estratégias organizacionais. 

Acordo de cooperação

O curso foi realizado no âmbito da segunda fase do projeto "Desenvolvimento de gestores do governo da Região Autônoma do Príncipe", com execução prevista para 2022 e 2023, fruto de um acordo de cooperação firmado entre a Enap e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O acordo tem como missão desenvolver capacidades dos gestores do Governo Regional do Príncipe por meio de ações de formação e capacitação; do contato com as melhores práticas de gestão pública; e da criação de redes que promovam a aprendizagem, o compartilhamento e a aplicação de metodologias e ferramentas de gestão, gerando resultados sustentáveis para a administração pública e a sociedade principense.

As ações de capacitação envolvem diversas áreas temáticas – formação de formadores, avaliação de desempenho, liderança, negociação, comunicação, gestão de conflitos, gestão de processos e de projetos – e convergem para a construção de capacidades essenciais à melhoria da gestão e da atuação do corpo técnico e, consequentemente, para o fortalecimento da Administração Pública do  Príncipe. O país aumenta, dessa forma, a sua própria capacidade para responder às demandas sociais e entregar à população produtos e serviços de elevado padrão de qualidade.  

A primeira fase do projeto aconteceu nos anos de 2018 e 2019 e contou com atividades de desenvolvimento de competências de gestores em posição de chefia e gerenciamento. Estas iniciativas foram realizadas tanto em Príncipe como na Enap e à distância.  Houve oficina para a formação de uma equipe de funcionários capacitados a exercerem a coordenação e que pudessem dar continuidade aos processos de capacitação desenvolvidos (multiplicadores); formação em nível de pós-graduação stricto sensu a gestores públicos que operacionalizam as políticas e programas governamentais; e realização de oficinas com equipe de gestores com vistas à reestruturação administrativa da Direção Regional de Administração Pública do Governo da Região Autônoma do Príncipe.