Um dos caminhos é a ampliação de parcerias entre o governo e a sociedade

Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap

É preciso aumentar a colaboração entre o Estado e o terceiro setor para otimizar a utilização de carros no país. A afirmação é de Joelson Vellozo Jr, diretor da Gringo - aplicativo que funciona como uma espécie de despachante para serviços relacionados a veículos. Ao defender que o carro próprio estimula as viagens da família ao interior, faz com que se gaste menos tempo no trânsito e ajuda a incrementar a renda dos brasileiros, Vellozo faz um contraponto com as dificuldades que os usuários enfrentam no país. “A situação é melhor que em 2018, mas não pode haver tanta burocracia envolvendo o processo de gestão e convivência para o uso dos carros no Brasil”.

E complementa: “você provavelmente vai comprar o carro, fazer a pesquisa de quem revende, vistorias, financiar, fazer o seguro... É um cuidado que depende de gestão para o resto da vida. Por isso, é importante que haja essa abertura com o governo para a ‘digitalização’, digamos assim, e modernização de setores da sociedade”. 

De acordo com o diretor da Gringo, a evolução dos serviços digitais é crescente: atualmente, 85% dos serviços públicos federais que podem ser digitalizados já foram digitalizados. “Um deles é o documento digital do Detran, que mostra que o foco da digitalização também está nessa área”, garante.

A digitalização e a desburocratização de serviços foram temas debatidos nesta terça-feira (9), na Semana de Inovação 2022.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.

Conteúdo relacionado

Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024