Oportunidades abordam temas como implementação relacional de políticas públicas e fluxo da judicialização

A Diretoria de Altos Estudos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebe inscrições para dois cursos de extensão. São programas abertos, gratuitos e com certificado. As aulas serão ministradas por meio de plataforma digitais. Cada um deles tem 60 vagas disponíveis. Os cursos trabalharão com ferramentas de aprendizado específicas, mas ambos apresentarão estudos de casos e buscarão um engajamento dinâmico e interativo.

O curso “Direito e Políticas Públicas – judicialização e desafios” é oferecido para aqueles que buscam compreender o fenômeno da judicialização na perspectiva analítica da relação entre o direito e as políticas públicas. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de maio. O curso será ministrado pela professora Julia Maurmann Ximenes. Ela é graduada em direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em direito pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutora em Sociologia Política pela UnB. 

O curso “Implementação Relacional de Políticas Públicas” tem como objetivo compreender o fenômeno da implementação de políticas públicas na perspectiva relacional. As inscrições para este curso terminam no dia 29 de maio. O curso terá aulas com o sociólogo Daniel de Aquino Ximenes, doutor em Sociologia pela UnB. Ele é docente permanente do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Enap.