Iniciativa reforça compromisso do Governo Federal com agenda racial e ampliação de representatividade

Até 1º de setembro estão abertas as inscrições para o LideraGOV 4.0 - edição extraordinária para pessoas negras. Esta edição tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento de lideranças negras para a possível ocupação de cargos estratégicos e garantir a efetiva implementação do Decreto nº 11.443/2023 que determina a reserva de 30% dos cargos de liderança para este segmento. 

Além da parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o programa conta nesta edição com o apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR). A iniciativa faz parte do Fiar (Formação e Iniciativas Antirracistas).

Podem participar do processo seletivo servidores e servidoras públicos (as)  efetivos da administração pública federal, do Poder Executivo, auto identificados como pessoas negras, com perfil, potencial e motivação para o exercício da liderança, e que preencham os requisitos de participação.

O curso tem carga horária de 120 horas de aulas remotas ao vivo, divididas em sessões  realizadas a cada 15 dias entre outubro de 2023 e agosto de 2024, com carga-horária de 8 horas/dia. Os alunos devem fazer ainda 20 horas de atividades complementares e reservar pelo menos 5 horas por semana para leituras e a realização de trabalhos. 

O resultado da terceira etapa do processo seletivo será divulgado no dia 5 de outubro. Após a seleção, o período de  matrícula é de 10 a 13 de outubro. As aulas começam no dia 25 de outubro. 

Acesse a página do LideraGOV e tire suas dúvidas!

Lançamento 

O LideraGOV 4.0 edição extraordinária para pessoas negras foi lançado na última sexta-feira (18/08) em uma live que reuniu autoridades do MGI, do MIR e da Enap para uma palestra do secretário de Serviços Compartilhados do MGI, Cilair Rodrigues de Abreu, com o tema “o desenvolvimento de lideranças negras e o impacto na melhoria dos serviços para a sociedade”.

O secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Junior, destacou a  necessidade da representatividade no setor público para entregar políticas públicas que  reflitam a sociedade brasileira. “Qualificar os servidores que conduzem as principais ações de governo e aproximá-los do perfil da população. Só vamos ter um setor público aderente à realidade brasileira e responsivo aos problemas nacionais se conseguirmos tornar o perfil da força de trabalho no setor público  mais aderente ao perfil da sociedade como todo”, explicou.  

Já Lorena Narciso, consultora  jurídica do MIR e representante da secretária executiva da Pasta, também ressaltou a importância de ações que potencializem a ascensão de pessoas negras a cargos de liderança e da rede que expande este trabalho. “O Estado precisa de mais pessoas negras em cargos de decisão para que as entregas à sociedade se tornem mais legítimas e responsivas, refletindo isso nas políticas públicas”. 

Para a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves, lembrou que o LideraGOV é fundamental para alcançar a meta do governo federal de ter, pelo menos, 30% de pessoas negras em cargos de liderança. “Este programa é uma das maiores ações do Fiar pois vai durar 8 meses. Nosso sonho é que o número de lideranças negras ultrapasse esse percentual (30%) e que tenha paridade pois, afinal, a população é de 56 % de brasileiros negros e 36% dos servidores públicos se autodeclaram negros. Essa burocracia precisa parecer com a sociedade a que serve.” 

A diretora substituta de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas, Delciene Aparecida Oliveira Pereira, revelou que nas próximas edições regulares do LideraGOV haverá uma reserva de cotas para pessoas negras, fortalecendo e ampliando essa rede. “O programa já é a menina dos olhos do departamento, tenho muita satisfação com os resultados e a  inovação é reconhecida. As pessoas que passaram pelo programa já ocupam posição de destaque condizentes com sua capacidade de liderança. Essa turma é necessária e vai lançar outras pessoas para ocupar cargos estratégicos”,   

Ana Carolina Venturini, diretora de Políticas de Ações Afirmativas do MIR, acredita que o LideraGOV poderá colaborar com a implementação do decreto. “A ideia é que além de conseguir ingressar nas carreiras federais, as pessoas negras tenham possibilidade de ocupar cargos de média e alta gestão. Espero que 0 LideraGOV promova essa transformação e que a população negra seja sujeito de formulação de políticas públicas em cargos de decisão, espelhando os dados demográficos do Brasil 

O palestrante Cilair Rodrigues de Abreu, secretário de Serviços Compartilhados do MGI, se emocionou muito ao lembrar sua trajetória no serviço público quando apenas ele e um colega negro ocupavam cargos de DAS 5 na Esplanada. “Como fez falta uma formação como essa (LideraGOV) na minha trajetória. Faltava em mim assertividade, a capacidade e a tranquilidade de chegar em reuniões grandes e me expressar, me sentia um peixe fora d'água. Eu senti a necessidade de não me sentir só. De não ser aquele exemplo de superação que as pessoas acham algo positivo, mas que na verdade é uma falha institucional ter apenas duas pessoas negras DAS 5 e sempre pesava ser esse destaque”, contou. 

Para Cilair, a diversidade representa a maior qualidade de serviço e melhoria no desempenho nas organizações. É uma necessidade incluir diversidade nos cargos de liderança da administração pública. 

Assista a live na íntegra aqui. 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Terceira edição do LideraGOV forma alunos de 35 instituições públicas

Os 50 formandos atuam em 10 estados e no Distrito Federal

Publicado em:
07/12/2023
Enap promove ações para marcar o mês da Consciência Negra

O período é tempo de atividades formativas e culturais para evidenciar lutas contra o racismo, o preconceito e as desigualdades sociais

Publicado em:
20/11/2023
LideraGov abre inscrições para formação de lideranças públicas

Terceira edição do programa oferece oportunidade para desenvolver perfis de lideranças. São 50 vagas para servidores públicos federais 

Publicado em:
01/01/2023
Curso para formação de lideranças do futuro no setor público chega à 2ª edição

Inscrições começam no dia 22 de novembro. Podem participar servidores públicos de todos os órgãos e entidades do governo federal

Publicado em:
17/11/2021