Proposta é construir planos de trabalho para alavancar as exportações regionalmente

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) iniciou nesta quarta-feira (29) a primeira oficina para elaboração de planos de trabalho visando implementações regionais da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE). As oficinas serão conduzidas em parceria com Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entre novembro de 2023 e julho de 2024, 

Nesta primeira fase, o estado escolhido foi o Pará. A região Norte do país responde por menos de 8% das exportações, ainda muito concentradas no eixo Centro-Sul. Os planos de trabalho devem prever um conjunto de ações para impulsionar as exportações estaduais e regionais, levando em conta os desafios e prioridades locais. Em 2025, o Pará vai sediar a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas - COP 30 - e terá um papel importante na promoção da imagem do país como fornecedor de bens e serviços sustentáveis e como destino turístico.

Esta primeira oficina segue até sexta-feira (1º/12). As demais ocorrerão até março de 2024. As datas das próximas fases e os demais estados a serem envolvidos no projeto ainda estão sendo definidos. 

As oficinas

A condução das oficinas é um trabalho da Gnova Transforma, coordenação da Diretoria de Inovação da Enap. São oferecidos serviços de transformação governamental para auxiliar órgãos públicos a construir colaborativamente soluções para desafios públicos e para a elaboração de estratégias organizacionais. 

Realizada em formato on-line, as oficinas contarão com a presença dos membros do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora, composto por  instituições convidadas para fins de construção de metodologias e planos de trabalho protótipos e pilotos.

O público-alvo são representantes de entidades públicas e privadas do estado do Pará, com competências para atuar no campo da promoção comercial e difusão da cultura exportadora. Nos encontros serão mapeados lacunas e sombreamentos na atuação dessas entidades, identificadas suas dificuldades e necessidades, discutidas outras referências, levantados futuros desejáveis, listados principais problemas e, por fim, elaborado um plano local para promoção da cultura exportadora do Pará.

PNCE

A PNCE foi instituída pelo Decreto nº 11.593 e busca aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro, além de proporcionar melhor coordenação entre órgãos envolvidos na promoção do comércio exterior e no apoio ao ingresso e à permanência de empresas no mercado externo.

Saiba mais sobre como a Enap oferece Apoio à Transformação GovernamentalGovernamental

Com informações do MDIC

Conteúdo relacionado

Grupo de trabalho de enfrentamento ao assédio e à discriminação entrega relatório final das atividades

Membros do GT também apresentaram à ministra Esther Dweck a proposta do Plano Federal de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação

Publicado em:
07/02/2024
Enap apoia construção de plano de trabalho da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Oficinas auxiliam planejamento de ações para alavancar exportações paraenses, considerando futuros desejáveis, problemas e potencialidades do estado

Publicado em:
01/02/2024
Enap avalia processos de construção de propostas do Plano Plurianual 2024-2027

Escola, em parceria com o MPO, promoveu entre março e junho de 2023 oficinas com ministérios para proposição do PPA

Publicado em:
18/01/2024
Ano de 2023 marca a história da Enap

Em um ano de reconstrução, a Escola teve recorde de inscrições nos cursos à distância, capacitações inéditas para pessoas negras, auditório novo e muito mais! Confira!  

Publicado em:
15/01/2024