Começaram nesta quarta-feira (13) e vão até o dia 18 de novembro as aulas inaugurais da formação de professores-facilitadores para o projeto Enap Aqui, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A iniciativa é promovida pela Diretoria de Desenvolvimento Profissional (DDPro), por meio da Coordenação-Geral de Gestão das Diretrizes de Aprendizagem e Ensino (CGDen), e tem como objetivo formar multiplicadores indicados pelas escolas de governo estaduais e distritais, instituições transversais do Poder Executivo, para facilitar as oficinas práticas do projeto diretamente nos estados e municípios.
Os professores-facilitadores foram selecionados com base em experiências e engajamento nas áreas abordadas, a fim de fortalecer a rede de qualificação em temas estratégicos, entre eles: licitação e contratos para estados e municípios; orçamento e finanças; governo digital (GovBr) e mudanças climáticas. Cada um foi cuidadosamente escolhido para contribuir com a atuação dos servidores, a partir da oferta de conteúdos que respondem aos desafios contemporâneos e promovem uma gestão pública mais eficiente e sustentável.
Ao todo, 76 pessoas foram matriculadas, sendo 24 para licitações e contratos, 14 em orçamento e finanças, 21 em mudanças climáticas e 17 em governo digital. Os profissionais aprovados farão parte do banco de colaboradores do programa e serão peça-chave para o sucesso do projeto Enap Aqui.
Parceria
A formação sobre mudanças climáticas conta com a parceria com a Coordenação-Geral de Capacitação de Altos Executivos (CGCAE), da Diretoria de Educação Executiva (DEX) da Enap, o projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
O projeto ANDUS é uma cooperação técnica executada pelos Ministérios das Cidades (MCID) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI), e reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da capacidade técnica em temas ambientais. O projeto é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento.