Inscrição cancelada com sucesso!

A iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de cursos na EV.G e serviços para capacitação, com foco na realidade de cada município do estado

A Secretaria de Administração do Acre assinou, na tarde desta quarta-feira (21), o termo de adesão à Escola Virtual de Governo (EV.G), plataforma de cursos a distância da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de cursos e serviços para capacitação, com foco na realidade de cada município do estado. 

Durante a assinatura, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, expressou grande satisfação com a adesão dos estados e reafirmou o objetivo de ter as 27 unidades da federação participando dessa iniciativa. Ela ressaltou que a ideia da Enap, com essa ação, é democratizar o acesso ao ensino, por meio da EV.G.

Além disso, Betânia destacou a importância da rápida implementação das páginas estaduais na Escola Virtual e enfatizou que cabe às equipes de cada estado fazer a curadoria dos cursos mais relevantes para as regiões e providenciar as documentações necessárias para que essas páginas sejam lançadas. “É fundamental trabalharmos em colaboração com as escolas e governo estaduais para alcançar e capacitar os servidores públicos em todo o Brasil.”

No ano passado, a Enap abriu a oportunidade para que os estados se juntassem a essa iniciativa, seguindo uma diretriz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio de ações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), comandado pela ministra Esther Dweck, foi enfatizada a necessidade de fortalecer a capacitação não apenas de servidoras e servidores federais, mas também estaduais e municipais, fundamentais para a implementação das políticas públicas.

O secretário Adjunto de Pessoal do Acre, Guilherme Schirmer, expressou gratidão pela parceria, mencionando que esta é a realização de um sonho antigo. Em 2019, ao assumir o governo, existia uma escola de governo, mas que ainda não desempenhava plenamente o papel de capacitar servidores. “Com o tempo, foram tomadas todas as medidas legislativas necessárias, e hoje, há uma fonte de recursos destinada à formação de servidores, porém com a chegada da pandemia em março de 2021, surgiu a necessidade de criar um portal de ensino a distância”, explicou.

"Nós criamos o portal EAD do zero no Acre, algo que não existia antes, e nosso objetivo sempre foi alcançar essa parceria para expandir ainda mais. No Acre, temos 22 municípios, sendo que 4 são de difícil acesso, aonde só se chega de barco ou avião. Com o EAD, percebemos que conseguimos chegar até esses municípios de difícil acesso. Já oferecemos cursos na plataforma para servidores de Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo, Jordão, entre outros. Além disso, conseguimos levar cursos presenciais para 11 municípios aos quais é possível chegar de carro", lembrou Schirmer.

Diante desse cenário, houve um crescimento significativo: em 2022, três mil servidores foram capacitados presencialmente; em 2023, esse número subiu para 4.500, e, segundo o secretário, a meta para este ano é alcançar seis mil servidores. Segundo ele, no EAD, o número de participantes também tem crescido, embora ainda haja poucos cursos disponíveis - cerca de 40. E, com a adição dos 671 cursos disponíveis atualmente na plataforma da EV.G, será possível atender à demanda da atual gestão estadual de valorizar e capacitar os servidores públicos para que possam prestar o melhor serviço à população.

A Enap realizará a publicação do extrato deste termo de adesão no Diário Oficial da União (DOU) dentro de um prazo de até 20 dias a partir da assinatura. Estiveram presentes na cerimônia, pela Enap, o diretor de Desenvolvimento Profissional, Bráulio Figueiredo, e o coordenador-geral de Cooperação Federativa, Anderson Costa. Já representando a Secretaria de Administração do Acre, marcaram presença a chefe do Departamento de Formação e Capacitação do Servidor Público, Priscila Melo, e o diretor de Gestão de Pessoas, Fábio Lima.

Escola Virtual de Governo 

Todos os cursos da Escola Virtual de Governo (EV.G) são de autoinstrução, sem tutoria, com certificado e gratuitos. No geral, são cursos abertos e podem ser iniciados a qualquer momento por qualquer pessoa, seja ela servidora pública ou não.

 Interessados podem se inscrever para realizar os cursos a qualquer momento, desde que tenham disponibilidade para cursá-los. Dessa forma, é recomendado verificar o tempo disponível para realizar os cursos inscritos.

Alguns cursos podem ser destinados a um público-alvo específico, ou seja, somente as pessoas que fazem parte desse público poderão realizá-los. Nesses casos, os critérios de inscrição estarão detalhados nas informações de catálogo de cada curso na página da EV.G.

Após a conclusão de um curso na EV.G, com aproveitamento mínimo definido no ambiente do curso, o aluno poderá emitir um certificado gratuitamente, disponibilizado apenas de forma digital.

Mais informações, acesse https://www.escolavirtual.gov.br/