Escola, em parceria com o MPO, promoveu entre março e junho de 2023 oficinas com ministérios para proposição do PPA

Durante 3 meses - do fim de março a junho de 2023 - a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Secretaria Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) promoveu oficinas com todos os ministério para o debate e construção colaborativa do conteúdo do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Para avaliar esse processo, a Escola promoveu em dezembro três oficinas para avaliação das atividades.

Após ser elaborado pelo Executivo, e passar pelas etapas de consulta e sugestões da sociedade civil, o projeto de lei do PPA é levado para apreciação e aprovação pelo Legislativo, o que aconteceu no dia 14 de dezembro de 2023. Concluído e aprovado o plano, a Enap e a Seplan-MPO se reuniram para explorar o pós-PPA. 

Foram realizadas três oficinas com foco na avaliação da construção do PPA 2024-2027, no levantamento de soluções para o monitoramento do PPA e na definição dos objetivos de um painel que poderá ser usado para  acompanhamento do PPA pela sociedade civil.

Para finalizar, foi realizada uma oficina de avaliação dos processos de facilitação do PPA 2024-2027, com as equipes envolvidas, visando coletar boas práticas e sugestões de melhoria para o próximo Plano.

Oficinas PPA 2024-2027

As oficinas de construção colaborativa do PPA foram separadas em ciclos 1, 2 e regionais e aconteceram presencialmente em Brasília (DF), a maioria delas na sede da Enap. Ao todo, foram 126 oficinas, reunindo mais de 4500 participantes, 30 facilitadores e facilitadoras em 708 horas de oficinas.

Saiba mais em:

Encerrado primeiro ciclo do PPA 2024 – 2027 com 1,5 mil participantes

Conteúdo relacionado

Grupo de trabalho de enfrentamento ao assédio e à discriminação entrega relatório final das atividades

Membros do GT também apresentaram à ministra Esther Dweck a proposta do Plano Federal de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação

Publicado em:
07/02/2024
Enap apoia construção de plano de trabalho da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Oficinas auxiliam planejamento de ações para alavancar exportações paraenses, considerando futuros desejáveis, problemas e potencialidades do estado

Publicado em:
01/02/2024
Ano de 2023 marca a história da Enap

Em um ano de reconstrução, a Escola teve recorde de inscrições nos cursos à distância, capacitações inéditas para pessoas negras, auditório novo e muito mais! Confira!  

Publicado em:
15/01/2024
Conheça os vencedores do VIII Prêmio do Serviço Florestal Brasileiro

Concurso de monografias com apoio da Enap fomenta a produção de conhecimento na área florestal

Publicado em:
25/12/2023