Resolução cria política de voluntariado e permite o recrutamento de pessoas que possam contribuir para a capacitação de servidores 

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) tem agora uma Política de Voluntariado, a Amigos da Enap. Resolução publicada esta semana vai permitir o recrutamento de voluntários para ações educativas, de caráter cívico e cultural. Assim, quem quiser contribuir gratuitamente com a escola receberá um certificado e terá vantagens em concursos públicos e processos de promoção. A medida entra em vigor no dia 20 de junho.

Não é necessário ser servidor público para participar. As horas trabalhadas poderão contar na pontuação para concursos públicos como critério de desempate; processos internos de promoção nas carreiras e programas educacionais; além de desempate no mestrado, doutorado e outros cursos.

“Temos diversificado a forma como atraímos pessoas que possam contribuir para a formação e desenvolvimento dos servidores públicos. Além de contar com a colaboração dos servidores e da academia, nós agora também temos a oportunidade de contar com voluntários para diversificar temáticas que a Enap não esteja trabalhando, explica a assessora de Inovação em Educação da Diretoria Executiva (Direx) da Enap, Renata Carvalho.

O prestador de serviço voluntário deverá preencher um termo de adesão. e poderá interromper o trabalho em qualquer momento. Custos eventuais relacionados ao trabalho voluntário poderão ser ressarcidos pela Enap, desde que as despesas tenham sido autorizadas pela entidade, e desde que tenham constado no termo de adesão e no plano de trabalho.

O recrutamento de voluntários será divulgado no site e nas redes sociais da Enap com o intuito de dar transparência à política.

Palavras-chave: