Foto: Bell Vilanova
Secretários, diretores, assessores e ocupantes de cargos estratégicos dos Ministérios da Igualdade Racial (MIR), da Gestão e da Inovação em serviços Públicos (MGI), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) participaram, entre os dias 21 e 24 de maio, da primeira edição 2024 de um projeto inovador: a Assessoria In Company. Desenvolvida para prestar consultorias, a iniciativa recebeu, como primeiro convidado, o especialista em negociação Ricardo Nuckel, que esteve em Brasília esta semana para atender os órgãos presencialmente.
Uma das dinâmicas propostas por Nuckel colocou os gestores em duplas, um de frente para o outro, na posição clássica de uma queda de braço. A proposta do consultor foi simples: “aquele que encostar a mão do colega na mesa ganha um ponto. A meta é fazer o maior número de pontos possível”, explicou. A maior parte dos participantes tirou a conclusão de que deveriam medir forças e, terminado o tempo, poucos fizeram pontos. “A proposta era fazer mais pontos e a pessoa à sua frente, não necessariamente, é seu oponente”, pontuou o consultor, na turma de dirigentes da Enap, na última quinta-feira, dia 23. Nuckel utilizou a dinâmica para falar sobre crenças anteriores, rivalidade, cooperação e confiança.
Além de ouvir as colocações do especialista, os servidores e servidoras puderam solicitar opiniões sobre questões cotidianas. “Tenho certeza que isso vai reverberar em uma mudança para melhor. Vamos poder traduzir tudo que estamos discutindo aqui em um clima organizacional melhor para a escola”, afirmou Braulio Figueiredo, diretor de Desenvolvimento Profissional (DDPRO) da Enap.
A assessoria aos órgãos foi realizada em dias distintos, durante períodos de três horas, sendo a primeira turma atendida na segunda-feira, 20, com servidores e servidoras do MIR. A segunda turma, na terça-feira, 21, foi com gestores do MGI. A terceira, feita na última quinta-feira, atendeu a servidores da própria Enap e a última, na sexta-feira, é para ocupantes de cargos estratégicos do MDS.
Sobre o docente - Ricardo Nuckel é palestrante no setor acadêmico em instituições como Institut National u Service public (INSP), antiga École Nationale d'Administration (ENA), École Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales (ESSEC), SciencesPo, Centrale, Université Paris-Dauphine, e em organismos internacionais como ONU e Conselho da Europa; é fundador da AlterNego França e AlterNegócio Brasil, empresas de consultoria em negociação e gestão de conflitos; assessora as organizações na melhoria de suas competências em negociação e gestão de conflitos, no setor público (incluindo mediação de conflitos intra- e inter-organizacionais, mediação social, reconstrução de confiança após conflito em países como Burundi, Libéria, Timor Leste, Israel, Palestina e Afeganistão) e no setor privado. Como pesquisador, atua nas áreas de dinâmica de conflitos, seus modos de gestão e questões interculturais.