Inscrição cancelada com sucesso!

Do total de 472 iniciativas inscritas para a premiação, 242 foram validadas e seguem para a próxima etapa

A 28ª edição do Concurso de Inovação no Setor Público, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), já tem o resultado final da triagem das iniciativas que irão concorrer à premiação deste ano. Ao todo, 242 práticas foram consideradas válidas de acordo com as regras do edital e vão concorrer à premiação. Agora, as iniciativas seguem para a próxima etapa, a avaliação inicial, que definirá as seis iniciativas finalistas de cada uma das quatro categorias do concurso.

A edição deste ano recebeu 472 inscrições de todo o país. Deste montante, 230 iniciativas não passaram pela etapa de triagem de conformidade, coordenada pelo Comitê Gestor da premiação. Na fase de recursos, foram readmitidas quatro quatro iniciativas.

Para Keicielle Schimidt, integrante do Comitê Gestor, o número de inscritos para a edição de 2024 representa o esforço das gestões públicas em criar estratégias que reconfiguram o modus operandi. “A diversidade e a qualidade das iniciativas inscritas são indicativos claros de que os servidores públicos estão cada vez mais engajados em buscar soluções criativas e eficazes para os desafios enfrentados. Temos observado avanços significativos em várias áreas, o que reforça a importância do concurso como uma plataforma para disseminar boas práticas e inspirar outras iniciativas”, comenta. “É gratificante ver que todas as regiões do Brasil estão representadas entre as inscrições, que desde 2016 possui categorias para estados, Distrito Federal e municípios”, conclui.

A segunda etapa do concurso consiste na avaliação inicial, que se dará a partir da distribuição de cada iniciativa a, no mínimo, três avaliadores externos selecionados por chamada pública para atribuição de notas. Os critérios utilizados serão os de inovação, resultados, foco nas pessoas e impacto para o cidadão, uso eficiente de recursos e mecanismos de transparência e controle social. Os critérios e seus respectivos pesos estão descritos no item 8 do edital. 
 
Confira próximas etapas do concurso:  
- Avaliação Inicial: distribuição de cada iniciativa a, no mínimo, 3 (três) avaliadores externos para atribuição de notas;  
- Avaliação Final: apresentação oral das iniciativas finalistas em formato de pitch, seguida da seleção das iniciativas premiadas pelo Comitê Julgador; 
- Escolha do Público: votação popular entre as iniciativas finalistas. 
 
Acesse a lista completa das iniciativas validadas.