Instituições farão intercâmbio entre plataformas de ensino e ações de fortalecimento de programas de inovação 

O presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diogo Costa, e o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle, assinaram nesta quinta-feira (06/10) acordo de colaboração entre a plataforma de ensino do banco (AcademiaBID) e a Escola Virtual de Governo (EV.G).  Com a iniciativa, as instituições pretendem compartilhar cursos à distância para o treinamento e aperfeiçoamento de servidores públicos, inclusive nos países da América Latina e Caribe.

A partir desse acordo, será possível o intercâmbio de dados entre as plataformas de aprendizagem, a disponibilização dos principais cursos do BID em português, o apoio aos programas de inovação aberta para o setor público e eventos e compartilhamento do conhecimento da AcademiaBID. 

O representante do BID no Brasil destacou o protagonismo da Enap ao liderar a inovação no setor público e a formação dos servidores e que a parceria poderá levar essa expertise para outros países da América latina. “Um dos grandes ativos do Brasil é o sistema de inovação e de formação que são ferramentas fantásticas para fomentar o desenvolvimento e os mecanismos que sustentem esse ecossistema. A plataforma da escola oferece conteúdo de qualidade que tem dado bons frutos. Tenho confiança de que a partir do acordo podemos levar esse trabalho para outros países”, explicou. 

Diogo Costa ressaltou a importância da parceria para potencializar a integração com países que já são usuários da EV.G. Atualmente, a escola virtual possui 100 mil alunos ativos e emitiu certificado para mais de 6 mil estrangeiros originários de países como Angola, Moçambique, Peru, Colômbia e Argentina “Temos um potencial enorme para compartilhar a experiência brasileira na formação de servidores públicos. E acreditamos que a BID Academy pode potencializar essa integração com outros países”, disse o presidente da Enap.

A AcademiaBID é uma plataforma que utiliza recursos de aprendizagem para promover desenvolvimento sustentável e progresso social na América Latina e no Caribe para fortalecer as capacidades e informar os processos de tomada de decisão política. Com 17 anos de experiência em e-learning, possui cerca de 95 cursos disponíveis por ano em inglês, francês, espanhol e português. O BID tem apoiado várias iniciativas da Enap como workshops, palestras, estudos e cursos e, desde 2018, o Banco participa da Semana de Inovação.

Conteúdo relacionado

Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
EVG
Enap formaliza parceria com o Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha

A cooperação promoverá a formação e o aperfeiçoamento profissional entre os dois países. 

Publicado em:
06/03/2024
Enap promove encontro em comemoração ao Dia da Bibliotecária (o)

Evento reunirá participantes para debater a evolução da biblioteconomia; celebração terá também apresentações culturais com profissionais da área

Publicado em:
03/03/2024
Enap e FNDE se unem para fortalecer liderança e desenvolvimento profissional na gestão pública

Parceria tem como destaque adesão do FNDE ao Programa Líderes que Transformam e disponibilização de cursos gratuitos na Escola Virtual de Governo (EV.G)

Publicado em:
20/02/2024