Parceria tem como destaque adesão do FNDE ao Programa Líderes que Transformam e disponibilização de cursos gratuitos na Escola Virtual de Governo (EV.G)

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) formalizaram, nesta quarta-feira (21/02), uma parceria estratégica visando fortalecer a liderança e o desenvolvimento profissional na gestão pública. A colaboração entre as instituições se dá pela adesão do FNDE ao Programa Líderes que Transformam, iniciativa da Enap voltada para a modernização da seleção de gestores públicos de alto escalão, e pela disponibilização de cursos gratuitos na Escola Virtual de Governo (EV.G).

Com o intuito de celebrar a parceria, foi realizada uma conversa com as presidentas das duas instituições, Betânia Lemos, da Enap, e Fernanda Pacobahyba, do FNDE. A atividade foi conduzida por Sarah Paes, jornalista da Assessoria de Comunicação da Enap.

Sarah Paes contextualizou a cooperação como sendo importante para ampliar o alcance da Enap, proporcionando a chegada de conhecimento a várias regiões do Brasil. “Quando falamos da Enap, normalmente pensamos somente a nível federal. Mas, nós queremos ver a Enap chegando a todos os lugares. Esse é um dos objetivos dessa parceria”, disse.

Já a presidenta do FNDE explicou que a missão do Fundo é prestar assistência técnica e financeira aos estados e municípios, no que se refere à educação. “Isso nos dá a oportunidade de prestarmos essa assistência por meio de capacitações, e de fazermos parcerias com órgãos e instituições que têm expertise na área”. 

Fernanda Pacobahyba destacou ainda que a parceria com a Enap “abre a possibilidade de qualificar a nação brasileira, pois o Fundo, por meio da educação, acaba impactando todos os estados e municípios do Brasil”.

A presidenta da Enap, Betânia Lemos, ressaltou que o propósito da Escola é contribuir para a transformação do Estado a partir do conhecimento e da prática. “A gente acredita que só é possível alcançar essa transformação trabalhando em conjunto com outras instituições e fornecendo capacitações significativas para todos os servidores do Brasil”, explicou. 

Para Betânia, a junção entre as duas instituições facilita para que o conhecimento produzido pelo Fundo chegue a cada município, a cada servidor, e também a cada cidadão (por meio da EV.G). “A partir da capacitação dos cidadãos, eles poderão fazer um melhor controle social e contribuir com o Estado, ajudando-o a desenvolver melhor suas políticas públicas”, concluiu.

Mais sobre o Programa Líderes que Transformam

Coordenado pela Diretoria de Inovação da Enap (GNova), o programa, que existe desde 2019, tem como objetivo central a melhoria da escolha dos ocupantes dos cargos da alta gestão pública. 

A seleção é feita por competências, buscando testar modelos, metodologias e cases de sucesso que promovam uma seleção na perspectiva de profissionalização das altas lideranças do serviço público, contribuindo assim para transformar a cultura de gestão de pessoas na administração pública.

Para saber mais, acesse: https://lideresquetransformam.enap.gov.br/ 

Cursos disponibilizados na Escola Virtual de Governo

Quatro cursos desenvolvidos pelo FNDE já foram migrados para a EV.G. Lançada em fevereiro de 2018, a plataforma já conta com quase 600 cursos gratuitos a distância em seu catálogo, abertos a toda a população. 

As capacitações, com duração de 15 horas cada, são gratuitas e autoinstrucionais, permitindo que os alunos estudem de acordo com sua disponibilidade. Ao concluir os cursos, há emissão de certificados, caso o aluno tenha nota para aprovação.

Confira:

- Prestação de contas, transparência e controle social no âmbito do FNDE: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/1077

- SiGPC: módulo de acesso público e acompanhamento das prestações de contas: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/1078

- SiGPC - Contas Online: acesso, utilização e lançamentos: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/1079

- Notificação de prestação de contas: análise, providências e consequências: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/1080 ]

 

Confira as fotos: https://by.enap.gov.br/fotos-fnde-enap

 

Redação: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap e governo de El Salvador firmam memorando de entendimento em capacitação e inovação

Haverá colaboração na implementação de programas de formação de competências, habilidades digitais e capacidades da Escola de Inovação e Tecnologia (ESIT)

Publicado em:
05/12/2023
MGI e Enap celebram parceria para capacitação de conselheiros e conselheiras nas empresas públicas

Cooperação inédita trará impactos positivos na governança corporativa

Publicado em:
05/12/2023
Em seminário, Enap debate a modernização dos concursos públicos no Brasil

No encontro, uma série de painéis abordaram a importância da reformulação da entrada de novos servidores para promover a diversidade

Publicado em:
28/11/2023
Enap, Ministério da Gestão e Ipea firmam parceria para a melhoria da gestão pública por meio de evidências

Durante a cerimônia, Betânia Lemos explicou como o uso de evidências ajuda o gestor público a ter mais assertividade na formulação de políticas públicas

Publicado em:
30/10/2023