Representantes de Xangai vieram ao Brasil para retomar acordo de pactuação de trabalhos e ações concretas

Foto: Yasmin Carvalho/Ascom Enap

Na manhã desta quarta-feira (13/09), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto de Administração de Xangai (Shanghai Administration Institute - SAI) firmaram parceria para promover a troca de informações e construir programas concretos de cooperação, com olhar para o futuro. Durante a visita técnica foi assinado o Memorando de Entendimento (MOU) entre as partes, reforçando um compromisso que começou em 2015. 

O evento contou com a presença da presidenta da Enap, Betânia Lemos, o chefe da delegação do SAI, Li Bo, e o secretário de Governo Digital (SGD), Rogério Souza Mascarenhas. Segundo Betânia, Brasil e China têm muitas similaridades. “Somos parte do mesmo bloco econômico, o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e temos um território continental com o desafio de formação dos servidores públicos para atuarem em todos esses espaços. A intensificação da cooperação entre a Enap e o Instituto de Administração de Xangai, que se inicia com a assinatura desse acordo, traz benefícios para as duas instituições e países”, comemorou. 

Li Bo detalhou os motivos da presença da comitiva chinesa no Brasil. “Essa visita tem três objetivos. O primeiro, a assinatura do acordo de cooperação com a Enap, mantendo o intercâmbio a longo prazo. Em segundo lugar, trocar experiências de forma presencial com os colegas brasileiros e conversar, sobretudo, a respeito de assuntos com interesses em comum. Por fim, queremos convidar, sinceramente, a presidenta e os colegas da Enap a visitarem o Instituto em Xangai o mais rápido possível”, convocou o representante.

Com a formalização do acordo entre a Enap e o SAI, as duas instituições foram formalmente apresentadas e debateram sobre as transformações e reformas governamentais; governança digital; intercâmbio de sistemas; segurança de dados; o exemplo chinês de aceleração da modernização; liderança e preparação do serviço público para contratação de obras e desenvolvimento de programas de infraestrutura e desenvolvimento urbano, além da burocracia pública como parte do processo de modernização da economia. 

No caso do Brasil, o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Souza Mascarenhas, citou a contribuição da pasta para a transformação do Estado a partir do fomento ao setor digital. Ele elencou cinco grandes objetivos estratégicos, além da revisão da governança, para manter o Brasil como um país conectado, integrado a uma política federativa. 

Entre esses, o crescimento da plataforma gov.br; a construção de uma infraestrutura nacional de dados; a concepção da carteira de identidade única no Brasil; expansão ou disponibilização de todo avanço do governo federal para estados e municípios e a preocupação com a privacidade e a segurança de dados. “E a Enap é a nossa parceira nesse projeto de educação, nas questões de transformação digital, provendo financiamento e uma série de outras questões que apoiam essa construção coletiva”, ressaltou o secretário.  

A presidenta Betânia, na ocasião, também destacou a Escola como o braço do MGI, responsável pela oferta de capacitação aos servidores públicos e apoio às demais instituições de governo. “Temos a educação formal, com MBA, mestrado e doutorado. Temos, também, formação executiva, para formar líderes do serviço público, e, ainda, formação técnica. Fazemos essas formações com as mais modernas técnicas de andragogia, tanto presenciais, híbridas e remotas”, relatou.

Retomada

Entre 2015 e 2018, o Instituto de Administração de Xangai enviou delegações à Enap para a troca de experiências sobre modelos brasileiros de capacitação de servidores públicos. Naquele primeiro ano, foi assinado o MOU - com vigência até 2020 - para formalizar a parceria e, dessa maneira, realizarem projetos de fomento e cooperação entre as instituições, para formação, pesquisa e desenvolvimento da administração pública. No entanto, com o avanço da pandemia da Covid-19, as negociações precisaram ser paralisadas.

Hoje, com a retomada da cooperação entre os países, a Enap preparou, também, uma apresentação institucional completa à comitiva chinesa, com todos os representantes das diretorias, para aprofundar na qualificação dos processos, do corpo técnico e da estrutura organizacional da Escola.  

Acesse as imagens do acordo firmado aqui.