O presidente substituto da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Lincoln Moreira Jorge Junior, participou na manhã desta quarta-feira (22/05) da solenidade de assinatura do acordo entre a entidade e a Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP). O documento sela a adesão da RNCP à Escola Virtual de Governo (EV.G) e abre as portas da instituição para capacitar diferentes atores que compõem a rede e que atuam diretamente em municípios de todo o Brasil, disseminando assim os serviços de formação que a Enap oferece. Lincoln, que é diretor da Diretoria de Gestão Interna, representou a presidenta Betânia Lemos. Ele saudou a parceria e destacou a importância de acordos que criem ambientes propícios para a geração de oportunidades em benefício da cidadania.
“A Enap se sente honrada em participar desse movimento de união do governo federal com estados e municípios para a construção de um país mais justo, inclusivo e que, verdadeiramente, entregue serviços que atendam às necessidades da população. Em nome da presidenta Betânia, desejo à Rede Nacional de Consórcios Públicos as boas vindas à nossa Escola Virtual de Governo”, disse ele após a solenidade, realizada durante a abertura da Segunda Marcha dos Consórcios Públicos, em Brasília.
Lincoln apontou o potencial que a EV.G agrega em função da experiência acumulada desde o ano de 2018, perpassando momentos de crise aguda, e adquirindo protagonismo como instrumento de educação, especialmente durante e após a pandemia de Covid-19. “A EV.G é uma plataforma que atende não apenas às necessidades de capacitação do serviço público, mas de toda a sociedade e fortalece a capacidade de entrega de estados e de municípios, em linha com esforço de cooperação federativa da Rede Nacional de Consorcio Publico, trabalhando de forma colaborativa para superar os desafios do Estado para entregar serviços e políticas públicas”, afirmou o presidente substituto da Enap.
Os cursos ofertados podem ser acessados por qualquer pessoa, tanto no Brasil quanto no exterior. Parte dos cursos já está traduzida para o inglês e para o espanhol. “Quando a gente fala na EV.G, a gente fala de democracia. Ela democratiza o acesso à informação, à educação e à educação profissional. Ao todo, já são mais de 600 cursos em temáticas variadas de interesse da administração pública e de toda a sociedade. A EV.G já certificou mais de 5 milhões de estudantes”, acrescentou Lincoln.
O ato teve a participação do presidente da RNCP, Victor Borges, do senador Confúcio Aires Moura (MDB/RO), presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, e do deputado federal Carlos Veras (PT-PE), integrante da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. Marcaram presença também prefeitas e prefeitos, gestores de consórcios de todo país e outras autoridades e representantes de entidades.
O presidente da RNCP manifestou entusiasmo com o acordo após o ato de assinatura. “Esse acordo vai permitir que a gente capacite os consórcios públicos de forma geral no Brasil inteiro. Isso é um ganho enorme em termos de aperfeiçoamento. Uma das melhores escolas de servidores públicos do Brasil ao nosso lado. É um investimento que estamos fazendo na qualificação dos profissionais da RNCP”, disse Borges.
Estiveram ao lado do presidente substituto na solenidade o diretor da Diretoria de Desenvolvimento Profissional (DDPro), Bráulio Figueiredo Alves da Silva, e o membro da Coordenação-Geral de Cooperação Federativa da DDPro, Anderson Costa.