Novo modelo adota conceito de momentos de vida do cidadão e deverá ser desenvolvido  em 2021

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) concluiu o projeto Portal Gov.Br por Momentos de Vida, realizado em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia, para construir um protótipo do portal gov.br com base em uma nova lógica de organização dos serviços. A ideia foi reunir os serviços que estão ligados a momentos específicos da vida do cidadão para facilitar sua localização no portal.

Assim, por exemplo, serviços relacionados ao ingresso no mercado de trabalho estarão agrupados e será possível acessar num mesmo local o link para a emissão da carteira de trabalho, o programa Jovem Aprendiz ou o Emprega Brasil, que auxiliam os cidadãos na busca de um emprego. Se necessitar de capacitação, poderá acessar o Pronatec, o Progredir e outras alternativas. Da mesma forma, ele terá informações sobre direitos trabalhistas e previdenciários e como requerer auxílio-doença. O objetivo é que estejam disponíveis no mesmo lugar os documentos necessários para usar esses serviços de forma mais intuitiva e fácil. 

“Construímos essa proposta pensando nas necessidades dos cidadãos, considerados na sua diversidade. Organizamos os serviços no portal de acordo com perfis de usuários e momentos de vida, que refletem a realidade das pessoas, e não como organizamos as caixinhas em nossas instituições. Após realização do teste, acreditamos que seja uma maneira mais adequada e intuitiva de oferecer informação aos usuários”, explica a coordenadora-geral de Serviços de Transformação Governamental da Enap, Fernanda Machiaveli.

O novo protótipo foi desenvolvido ao longo de 18 oficinas online com a Enap, representantes da Secretaria de Governo Digital e consultores/especialistas. Eles mapearam portais de países como a Dinamarca, Argentina, Finlândia, Austrália e Reino Unido, para verificar como eles organizam seus conteúdos, respondem aos usuários, tipo de ajuda oferecida aos visitantes, facilidade de navegar e ferramentas de buscas que adotam.

Durante a Semana de Inovação, realizada de 16 a 19 de novembro, o protótipo foi testado com especialistas e pessoas da sociedade, com resultados significativos. Deixar o usuário conhecer e dar sua opinião é uma estratégia fundamental para chegar a soluções aderentes às  necessidades do cidadão. 

Para Joelson Velloso, diretor do Departamento de Experiência do Usuário da SGD, a expectativa é colocar a nova versão em teste o mais breve possível, para que os 22 milhões de brasileiros, que acessam o portal, possam usufruir da nova interface e também ajudar a aperfeiçoar os serviços. No novo modelo, foram mapeados 165 serviços e 318 documentos únicos que as pessoas precisam para acessar esses serviços. Os demais serviços do portal serão migrados na sequência.

Atualmente um total de 3.600 serviços digitalizados são oferecidos à população. 

A interface elaborada rompe com a tradicional organização de serviços por áreas de políticas públicas. Assim, os serviços deixaram de ser classificados somente sob categorias que representam áreas de atuação governamental, como “agricultura e pecuária”, “assistência social”, “ciência e tecnologia”, entre outras, muitas vezes desconhecidas pelo cidadão. A nova sistematização das informações está mais alinhada às necessidades e demandas das pessoas, melhorando a experiência do usuário do portal na busca e obtenção de informações sobre os serviços públicos. 

Assista ao vídeo onde Fernanda Machiaveli, coordenadora de transformação governamental da Enap, fala sobre sua experiência no Momentos de Vida.

 

 

 

 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Identidade Digital é aprimorada com base em escuta ao setor privado 

Proposta é que a ID Digital possa ser usada por cidadãos também nas transações com empresas

Publicado em:
22/04/2021
Governo quer unir esforços aos estados e municípios para atender às necessidades do cidadão

Enap teve papel fundamental na elaboração da política de modernização do Estado instituída pelo Decreto 10.609 publicado no final de janeiro

Publicado em:
21/02/2021
Confira o resultado da primeira etapa da chamada de projetos de transformação com foco na pandemia

Projetos selecionados atuam na mitigação de efeitos da pandemia de Covid-19

Publicado em:
17/09/2020
SuperaCovid

Chamada de Projetos de Transformação em Governo com foco na mitigação dos efeitos da pandemia de Covid-19

Publicado em:
05/08/2020