Acordo estabelece regras para o uso dos serviços oferecidos pela EV.G pelo Centro de Formação da Câmara

Na última terça-feira (14), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) assinaram termo de adesão ao protocolo de intenções da Escola Virtual de Governo (EVG), que estabelece as bases de cooperação técnica e operacional para promover atividades de capacitação na modalidade a distância.

A solenidade foi realizada via plataforma Zoom e contou com a participação do presidente da Enap, Diogo Costa; do diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Paulo Marques; do coordenador-Geral de Produção de Web da Enap, Francisco Molina; e da presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Ministra Maria Cristina Peduzzi.

O objetivo da parceria consiste na gestão centralizada e otimizada, na plataforma EV.G, de serviços de hospedagem, gestão acadêmica, emissão de certificados, histórico escolar e outros eventos correlatos. Essa concentração de serviços na plataforma permite que instituições partícipes, como o Cefor, possam ter autonomia e concentração de esforços na criação de cursos, definição de metodologias educacionais, gestão e análise de resultados, bem como definição de políticas de capacitação em sua área de atuação.

Segundo o presidente da Enap, com a celebração da assinatura, a Enap e o TST fortalecem a cooperação entre o executivo e o judiciário. "A sinergia de atuação entre os poderes é fundamental para o desenvolvimento de um estado mais eficaz, que entrega resultados cada vez melhores à sociedade brasileira", destacou Diogo.

Para a presidente do TST, um dos maiores desafios da atualidade é manter o corpo de servidores atualizados e plenamente capacitados para o exercício das suas funções. “Permanecer atualizado é um desafio constante, pois presenciamos diariamente o dinamismo provocado pela inovação tecnológica e as novas ferramentas de trabalho, voltadas à maior produtividade”. De acordo com Maria Cristina, "a capacitação e o treinamento dos servidores têm importância vital para a administração pública e para garantir o atendimento das demandas dos cidadãos”.”

Sobre a EVG

O Portal surgiu em 2018, como a proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes com origem na oferta descentralizada de cursos.

Atualmente, a EV.G conta com  77 parceiros conteudistas, localizados em diferentes esferas e poderes da Administração Pública. Dentre os parceiros, estão TCU, Abin, Bacen e também instituições internacionais, como o Instituto Superior de Administração Pública de Moçambique.

O portal da EV.G. já disponibiliza aos seus usuários (servidores públicos e qualquer interessado cadastrado, nacional ou internacional) um leque de 307 cursos divididos em 26 áreas temáticas. 

Hoje existem 33 programas de certificações avançadas. Essas certificações são possíveis de serem emitidas, no caso dos usuários cumprirem, dentro de um tempo determinado, uma quantidade de cursos correlacionados a um programa de certificação previamente desenvolvido. 

Informações: https://www.escolavirtual.gov.br

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Evento marca início de comemoração dos 35 anos da Enap

O debate reuniu atuais gestores e ex-presidentes da Escola

Publicado em:
21/09/2021
EVG
Enap promove diálogo com instituições de ensino federais para ampliar oportunidades de capacitação

Iniciativas serão ampliadas em convergência com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP)

Publicado em:
20/09/2021
EVG
Enap e Câmara dos Deputados firmam parceria para capacitação a distância

Acordo estabelece regras para o uso dos serviços oferecidos pela EV.G pelo Centro de Formação da Câmara

Publicado em:
02/09/2021
EVG
Garantia de direitos e proteção de migrantes são abordadas em nova certificação avançada

Parceria da OIM com a Enap, capacitação discute o papel de cada nível de governo no desenvolvimento e aplicação de políticas migratórias efetivas

Publicado em:
15/08/2021