Memorando de Entendimento entre as duas instituições prevê realização de cursos e eventos e intercâmbio de alunos, professores e materiais de treinamento

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está ampliando parcerias com instituições internacionais para garantir mais qualidade nas capacitações que oferece a altos executivos e servidores públicos. Esta semana foi formalizada a cooperação com a Universidade Nacional de Singapura. O Memorando de Entendimento foi publicado no último dia 25 no Diário Oficial da União e terá vigência de cinco anos.

A parceria prevê o intercâmbio de professores, alunos, materiais de treinamento, ferramentas e metodologias de inovação entre as duas instituições. Fazem parte do acordo também a realização de eventos de educação a distância, palestras, cursos e seminários conjuntos, além de projetos de pesquisa.

“Nosso objetivo é agregar maior excelência aos nossos cursos. Por meio da capacitação de altos executivos, estamos buscando ampliar essas parcerias. Assim teremos expertise em outros temas e ampliaremos nossas fontes de informação sobre gestão e políticas públicas. Esse tipo de parceria também nos ajuda a desenvolver cursos que oferecemos na Escola Virtual de Governo abertos a todos os cidadãos”, explica a chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Enap, Aline Ferreira.

Primeiro curso

A primeira ação a ser realizada será o curso “Futures Thinking e Planejamento de Cenários”, destinado a altos executivos do governo brasileiro. A capacitação se dará na modalidade a distância e tem início previsto para o mês de abril. O curso será oferecido a 30 participantes e permitirá o desenvolvimento de habilidades em planejamento de cenários. “Os altos executivos terão a oportunidade de refletir sobre o papel das lideranças na criação do futuro e sua aplicação no contexto brasileiro. Será uma forma de repensar o modelo tradicional de governança para conseguirmos desenvolver políticas públicas e estratégias mais resilientes”, afirma o coordenador-geral de Capacitação de Altos Executivos, Samuel Antunes Antero.

Até o momento, a Enap dispõe de parcerias com 40 instituições estrangeiras entre escolas de administração pública, universidades e organismos internacionais, como por exemplo, École Nationale d' Administration (ENA), Harvard Kennedy School (HKS), Massachussets Institute of Technology (MIT), Indiana University (IU), London School of Economics (LSE), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outros.

“O início dessa cooperação com a Escola de Políticas Públicas Lee Kuan Yew da Universidade Nacional de Singapura é bastante relevante para a estratégia de internacionalização da Enap”, acrescenta Aline Ferreira. A Universidade de Singapura foi fundada e 1905 e é a principal universidade daquele país. É a 11ª no ranking das melhores universidades do mundo na área de Políticas Sociais e Administração, de acordo com o QS Universities Ranking 2019.

O memorando de entendimento entre a Enap e Universidade de Singapura foi assinado pelo presidente da Enap, Diogo Costa, e pelo reitor e professor de Economia da Escola de Política Pública Lee Kuan Yew, professor Danny Quah.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap faz doação para ajudar hospitais do DF

Ao todo foram doados 3.542 itens, entre roupas de cama e banho

Publicado em:
08/04/2021
32 instituições se reúnem para discutir futuro da Escola Virtual de Governo

Reunião debateu a possibilidade de uma organização da sociedade civil ser cogestora da plataforma de cursos online

Publicado em:
08/04/2021
Enap lança nesta quinta (1º) pesquisa para avaliar acessibilidade em ambientes físicos e virtuais

Objetivo é obter diagnóstico para planejar eventuais ações de inclusão 

Publicado em:
31/03/2021
Enap convida entidades da sociedade civil a debater parceria para plataforma EaD

Audiência de prospecção no próximo dia 7 de abril irá apresentar proposta de publicização para co-gestão da Escola Virtual de Governo

Publicado em:
28/03/2021