Começou nesta segunda-feira (30/9) o curso Relações Federativas e Governança Multinível realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As aulas são presenciais, na sede da Enap, em Brasília, e vão até 4 de outubro.
O curso é voltado a lideranças federais, estaduais, distrital e municipais e aborda os principais desafios enfrentados pelos governos locais na gestão de políticas. Durante as aulas serão analisados os impactos das desigualdades de capacidades entre entes federados, na oferta de serviços públicos no Brasil.
O curso será ministrado pela professora Claudia Avellaneda, especialista internacional em governança e gestão pública de países em desenvolvimento, com foco nos governos locais, docente da Universidade de Indiana (IU, EUA); Cláudia Passador, doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Centro de Estudos de Gestão e Políticas Públicas (GPUBLIC/IEA/USP); e Eduardo Grin, doutor em Administração Pública e Governo e professor na Escola de Administração de Empresas e na Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo.
Na aula inaugural do curso, a diretora de Educação Executiva (DEX) da Enap, Iara Alves, celebrou a pluralidade de perfis presentes na sala e destacou a importância de aproximar lideranças dos governos: federal, estaduais, distrital e municipais.
"É muito importante termos essa variedade de servidores e servidoras presentes, de diferentes níveis de governo. Isso porque um dos objetivos do curso é a interação e a formação de redes, pois sabemos que a governança multinível depende muito dos contatos e relacionamentos que conseguimos construir. Ao interagir com pessoas de diferentes entes nas discussões em grupo, vocês vão ter perspectivas diferentes sobre a gestão pública”, comentou.
Para além do debate nacional, o curso irá trazer as experiências internacionais. Os módulos apresentarão de forma comparada os principais aspectos do federalismo brasileiro que impactam diretamente a capacidade de gestão efetiva de líderes, combinando a realidade brasileira com a experiência e os desafios de outros países.
A professora Claudia Passador, da USP, ponderou que “A Enap é um espaço privilegiado. Aqui vocês vão poder trocar ideias com quem está inserido no governo, de fato, e não só especialistas que estão pensando sobre o que se faz, mas com quem está envolvido. Este é um espaço de fala, de discussão e de aprendizagem muito importante”.