Os dirigentes e assessores da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) se reuniram nos dias 27 e 28 de janeiro, em oficinas de trabalho, para traçar o planejamento estratégico para o ano de 2022. Nos dois dias, as atividades reuniram aproximadamente 80 profissionais (presenciais e a distância) divididos em seis equipes de trabalho, e foram importantes para o alinhamento institucional e visão sistêmica das frentes de atuação das diretorias e assessorias da Escola.
Na abertura, o presidente da Enap, Diogo Costa, enfatizou que este ano será um “ano minimalista”, em que um ciclo se encerra e todos devem focar em entregas sustentáveis à escola. Já a diretora-executiva da Enap, Rebeca Loureiro, destacou a evolução da cultura e prática da gestão estratégica na escola nos últimos três anos e como a visão gerencial das áreas amadureceu ao longo das etapas de planejamento e monitoramento dos resultados e dos projetos.
Durante as oficinas, as equipes compartilharam suas estratégias internas, suas expectativas de apoio para as demais áreas e também revisitaram os indicadores estratégicos que dão transparência aos resultados alcançados pela Enap. Outro foco do encontro foi a elaboração dos portfólios de projetos estratégicos de cada área, a partir da reflexão sobre os projetos concluídos e os que estão em andamento. A partir daí, foram definidas diretrizes iniciais para os novos projetos.
Como resultado das oficinas, será construído o painel de metas e o portfólio de projetos de 2022, que serão divulgados em breve para os profissionais que trabalham na Escola.