Betânia Lemos, presidenta da Enap, destacou a importância de abrir mais espaço para servidoras, durante evento sobre protagonismo feminino

Foto: Washington Costa/MF

A presidenta da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, participou, nesta terça-feira (18), da abertura do evento “Protagonismo da mulher na gestão de TI do governo federal”. A cerimônia, realizada no auditório térreo do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), contou com a participação das ministras do MGI, Esther Dweck e das Mulheres, Cida Gonçalves.

O evento foi promovido pela Associação Nacional dos Analistas em Tecnologia da Informação (Anati) e incluiu palestras sobre os desafios do protagonismo da mulher na gestão de TI, liderança feminina na transformação digital e vieses inconscientes da liderança feminina. 

Na ocasião, Betânia Lemos ressaltou que as mulheres devem ocupar seus papéis na administração pública, principalmente na área de TI. “A Enap quer contribuir para essa equalização de homens e mulheres que atuam na área de tecnologia do serviço público, que é muito importante para o governo. Por isso, estamos programando e desenvolvendo cursos exclusivos para mulheres”.

A ministra do MGI, Esther Dweck, destacou a importância da diversidade nos cargos de liderança e da transformação digital para o governo. “Os serviços públicos precisam, cada vez mais, ser digitalizados para estarem na palma da mão da população. Isso mostra como a área é fundamental para o governo. Um dado interessante é que mais de 55% dos usuários do gov.br são mulheres”, finalizou.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, salientou que as mulheres estão desempenhando papel fundamental na administração pública e que isso é muito positivo para o governo. Já a diretora de Plataformas de Serviços Públicos Digitais do MGI, Eleidimar da Silva, afirmou que as mulheres devem estar preparadas para serem líderes, pois podem potencializar as ações e contribuir para diversas entregas do serviço público.