Poderão aderir municípios, estados e órgãos federais; lançamento acontece no dia 20 de janeiro 

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançará, no dia 20 de janeiro de 2022, às 15h, o Programa Líderes que transformam, um conjunto de diretrizes, instrumentos e metodologias orientados à profissionalização dos processos seletivos de cargos em comissão. As inscrições para participar do evento já estão abertas. 

Participam do lançamento o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys; o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo Sultani; o secretário de Gestão, Cristiano Heckert; e o presidente da Enap, Diogo Costa. 

Inspirado nas práticas internacionais dos sistemas de alta direção pública, o programa permitirá que instituições públicas federais, estaduais e municipais façam adesão ao programa para promover a seleção de lideranças (equivalente a cargos de nível DAS/FCPE 4 e superiores). Transparência, integridade e autonomia decisória são alguns dos seus princípios norteadores. 

“O objetivo central é contribuir para aprimorar a escolha dos profissionais ocupantes de cargos da alta gestão pública, a partir da adoção de processos prévios, claros e isonômicos de recrutamento e pré-seleção”, explica Bruna Éboli, coordenadora-geral de Seleção e Certificação de Competências da Enap. A adesão e permanência no programa será voluntária e contará com um sistema de incentivos para fidelização do órgão aderente, tais como possibilidade de financiamento dos processos de seleção, oferta de programa de desenvolvimento para as lideranças e participação em rede de altas lideranças públicas. Mais detalhes serão divulgados no evento de lançamento. 

Entenda a seleção de lideranças

Desde 2019, a Enap trabalha para modernizar a cultura de atração de profissionais qualificados para posições na alta liderança no serviço público. O foco é o aperfeiçoamento da administração pública e melhoria dos resultados entregues ao cidadão e do valor gerado para a sociedade.  

No total, já são mais de 2,7 mil profissionais cadastrados em seu banco de currículos.  Foram feitas mais de 500 avaliações de profissionais. Desses, 33 foram nomeados via processos seletivos, todos para posições estratégicas de liderança em órgãos da administração pública. 

Em março, a Enap selecionou profissionais para três posições estratégicas de liderança para a Prefeitura do Rio de Janeiro. O suporte da tecnologia na plataforma de recrutamento e pré-seleção com o uso da inteligência artificial deu agilidade ao processo, combinando o perfil das posições e candidatos qualificados, com espírito público, que buscam colocação na administração pública. 

No total, 987 profissionais de 13 estados manifestaram interesse na seleção. Ao final, foram 358 inscritos com elevado nível de formação: mais da metade (52%) possuíam pós-graduação; 22% tinham mestrado e 7% doutorado. 

Atualmente está em curso uma seleção para preencher 12 vagas da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. O processo seletivo tem caráter nacional, aberto tanto para servidores públicos quanto para profissionais da iniciativa privada. 1.682 candidatos se inscreveram no certame.

 

SERVIÇO

Lançamento do Programa Líderes que transformam

Data: 20/01/2022 (quinta-feira), a partir de 15h

Evento online

Inscrições abertas: https://bit.ly/lideresquetransformam