A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) reuniu, nesta terça-feira (18), gestores públicos, parceiros e representantes do ecossistema de inovação para o evento “Conexões de Impacto: inovação aberta e compras públicas de inovação”, um espaço dedicado a abrir caminhos para a resolução de desafios sociais e institucionais de alta complexidade, fomentando o empreendedorismo inovador. Durante o evento também foi lançada a versão 3.0 da Plataforma Desafios.
A Plataforma é a principal ferramenta para criação e divulgação de desafios públicos de inovação aberta, disponível a entidades públicas federais, estaduais e municipais, bem como para empresas públicas. Com uma nova interface, mais intuitiva, a plataforma facilita a conexão entre desafios e solucionadores, além disso, promove maior engajamento e efetividade nas soluções.
“Inovar é imperativo para todos nós, no contexto em que nos encontramos. Então, se a gente quiser, de fato, responder aos problemas da sociedade, inovar é imperativo. E aqui estamos tentando. São oito anos do laboratório de inovação, cinco anos de inovação aberta e, ao longo desse período, a nossa missão tem sido proporcionar, facilitar, fomentar a transformação da cultura do setor público para incorporar valores da inovação”, destacou a diretora de Inovação (GNova), Camila Medeiros.
A coordenadora-geral de Inovação Aberta Keicielle Schimidt comemorou o lançamento da nova versão da Plataforma Desafios. “A gente brinca que um filho está nascendo hoje, a nova versão, sob um olhar de cuidado e carinho, de considerar todos aqueles que nos apoiaram nessa transformação. Quero agradecer todo time da Inovação Aberta, também ao Impact Hub, que é o nosso grande parceiro nessa estratégia até 2028”, disse.
A Plataforma trabalha com duas modalidades de serviço, focada nos demandantes e nos solucionadores dos desafios em serviços públicos. Entre as principais mudanças estão o compromisso com a acessibilidade e a responsividade, tanto na navegabilidade da página quanto no toolkit. Também é possível acessar pela lingua de sinais Libras e por meio dos rótulos com descrição das imagens para pessoas com deficiência visual.
A partir da nova versão, os navegadores vão poder conferir, ainda, números de impacto, conceitos e um pouco mais sobre a parceria Enap e Impact Hub, com dados atualizados. Também é possível encontrar o passo a passo para lançar o desafio, como as etapas de publicação e divulgação, além de desafios resolvidos e soluções inspiradoras.
Em conexão
A primeira mesa redonda do evento reuniu o presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Maceió e presidente do Fórum Inova Cidades, Antônio Carvalho, o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Governo do Paraná Alex Canziani e o coordenador tecnológico e de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal Gilmar dos Santos Marques para debaterem sobre fomento ao empreendedorismo no governo por meio de inovação aberta.
O procurador federal e coordenador do Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (Labori/AGU) Bruno Portela e o assessor especial da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial André Rauen participaram da segunda mesa redonda sobre oportunidades para compras públicas de inovação “Plataforma Inova CPIN e Iniciativas do Labori da AGU”.
Assista as apresentações completas aqui.
Cinco anos de abertura
Segundo a diretora de Inovação da Enap, Camila Medeiros, o programa de inovação aberta surgiu na Enap há cinco anos, fruto da necessidade de se alinhar à velocidade de desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias de pessoas, organizações empresas.
“Se quisermos enfrentar os problemas cada vez mais complexos que temos diante da gente no início desse século 21, precisamos criar mecanismos estruturados de relacionamento com atores fora da administração pública. E isso, obviamente, não significa que a burocracia e a administração pública não produzam conhecimento e tecnologia”, avaliou.
Como resultado, a inovação aberta da Enap já contratou 25 startups, premiou mais de 140 iniciativas, já registrou mais de R$ 81 milhões investidos em soluções inovadoras em mais de 80 desafios públicos atendidos, com a participação de mais de 4 mil pessoas.