Na encontro, ministro da CGU anunciou conjunto de diretrizes para se alcançar uma gestão da integridade efetiva


essa 2A Enap registrou presença na abertura da Conferência Internacional de Integridade Pública, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU), nesta terça-feira (5). No evento foi lançado o Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP), um conjunto de diretrizes para se alcançar uma gestão da integridade efetiva. Estiveram presentes especialistas do Brasil e do mundo para debater a consolidação da agenda de integridade no poder público e ações efetivas no combate à corrupção.

Na solenidade, a presidenta da Escola, Betânia Lemos, falou sobre a missão dos órgãos públicos, que deve ser pautada na probidade e na transparência dos serviços prestados à população. “Este seminário aborda questões intrínsecas e culturais. A ideia é unir CGU e demais entidades para auxiliar lideranças públicas a montar um sistema de compliance e de governança no combate a corrupção e, sobretudo, na implementação de políticas públicas que atendam da melhor forma o cidadão”, observou. 

O ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, afirmou que a agenda de Integridade Pública será prioridade em 2024 e explicou que o Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP) está conectado à entrega da missão institucional e dedicado a envolver também as partes interessadas (stakeholders).

Ainda de acordo com a CGU, em 2024 o órgão pretende implementar um diagnóstico de avaliação de integridade dos órgãos e entidades da administração pública federal. Esse diagnóstico permitirá identificar as estratégias mais adequadas para o aprimoramento da integridade na administração pública federal.

Conferência Internacional de Integridade Pública

A Conferência Internacional de Integridade Pública é um evento idealizado para debater o avanço da política de integridade em entidades públicas e privadas, o fortalecimento das instituições estatais e uma governança mais democrática. O evento aconteceu no Teatro da Poupex, em Brasília, abordando temas como “formação de estratégias para a promoção efetiva da integridade pública”; o “debate contemporâneo sobre o enfrentamento à corrupção e como as ações de integridade se relacionam com esse debate”; as “interseções da temática da integridade com a agenda de garantias de direitos”; “inovações na temática de integridade; compartilhamento de boas práticas em integridade pública”. 

Entre os especialistas que ministraram as palestras, estiveram: a professora associada de Políticas Públicas na Universidade de Oxford, Dra. Anna Petherick; o presidente da Comissão Independente de Práticas Corruptas e outras Ofensas Relacionadas (ICPC) da Nigéria, Bolaji Owasanoye; a advogada, especialista em Direito Empresarial pela FECAP/Juspodium e em Direito Societário pelo Insper, Cátia Veloso; o professor assistente de Estudos Internacionais e Professor Wick Cary de Estudos Brasileiros na Universidade de Oklahoma e membro afiliado do Centro de Profissão Jurídica da Harvard Law School, Fabio de Sá e Silva; o diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, Mário Spinelli; o professor especializado em corrupção política, gestão de integridade e design institucional, Paul Heywood; e a advogada e mestra em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Thayná Yaredy.

Durante o evento, o Dia Internacional contra a Corrupção - 9 de dezembro - também foi referenciado, pois está relacionado com a assinatura da convenção contra a corrupção da ONU, associado a defesa de valores como a democracia, o desenvolvimento e a construção do estado de direito como um todo.

 

Com informações do Portal  Gov.br 

Redação: Sabrina Brito/Enap
Fotos: Divulgação CGU

Conteúdo relacionado

Banco Mundial vai ouvir agentes públicos federais brasileiros como parte de pesquisa mundial sobre ética e corrupção

Pesquisa tem apoio do Governo Federal com o objetivo de ouvir e entender experiências, percepções e ideias do servidor a respeito dos desafios éticos que enfrentam no dia a dia do trabalho

Publicado em:
26/04/2021