Inscrição cancelada com sucesso!

Betânia Lemos reforçou o compromisso com a colaboração internacional, a democracia e o acesso ao conhecimento, com destaque para a EV.G

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) marcou presença no 13º Congresso Nacional de Administração Pública, realizado em Lisboa, Portugal, entre os dias 7 e 8 de novembro. 

Organizado pelo Instituto Nacional de Administração (IP), o evento teve como tema "Democracia, Serviço Público e Conhecimento", promovendo reflexões e debates sobre os desafios globais que impactam a Administração Pública no cotidiano.

Durante o evento, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, abordou a internacionalização da administração pública e enfatizou a importância de fortalecer o serviço público, a democracia e o conhecimento. Ela destacou a capacidade estatal, que compreende habilidades e recursos para implementar políticas públicas de forma eficaz. Citando o presidente Lula, a mensagem central foi que "o papel do Estado é o de cuidar das pessoas". 

“A abordagem incluiu desafios globais, soluções coletivas e a construção de uma sociedade do cuidado, com ênfase na capacitação e inovação institucional como caminhos para transformar o setor público”, afirmou Betânia. O evento contou com a participação de mais de 10 países, 150 convidados e 3.500 participantes, reforçando a importância da colaboração internacional.

 9ª Assembleia-Geral da Rinape 

Também na capital portuguesa, na última quarta-feira (6), a Enap participou da 9ª Assembleia-Geral da Rede dos Institutos Nacionais de Administração Pública e de Entidades Equivalentes (Rinape), organizada pelo Instituto Nacional de Administração de Portugal (INA), que reuniu representantes dos congéneres de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste

No encontro, foi apresentado o balanço das atividades da rede, alinhando prioridades e explorando oportunidades. O objetivo principal é assegurar uma comunicação constante entre os seus membros, otimizar o desempenho coletivo e promover a partilha de experiências entre os países de língua portuguesa, com especial ênfase na formação, investigação e cooperação nas áreas da Administração e Gestão Públicas.

Durante o evento, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, apresentou a Escola Virtual de Governo (EV.G), iniciativa destinada a fortalecer a democracia por meio do acesso aberto a conteúdos de qualidade para servidores e cidadãos. “A EV.G colabora com instituições parceiras por meio do compartilhamento de um catálogo de cursos, hospedagem gratuita de conteúdos, gestão de inscrições, certificação e análise de dados. Em contrapartida, as instituições contribuem com a tradução de cursos, suporte ao desenvolvimento de novos conteúdos e ampla divulgação”, explicou.

Atualmente, a EV.G já atingiu mais de 10 milhões de usuários, oferecendo mais de 730 cursos em parceria com mais de 100 instituições, emitindo centenas de milhares de certificados para servidores brasileiros e estrangeiros. Os benefícios incluem governança compartilhada, segurança na gestão de dados e um ambiente virtual escalável e focado em competências.