Parceria internacional começou em 2022. Mais de 55 servidores já foram capacitados. 

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realiza, de 27 a 31 de março, a terceira missão do projeto "Desenvolvimento de gestores do governo da Região Autônoma de Príncipe". Essa capacitação faz parte do acordo de cooperação internacional da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) com o governo de São Tomé e Príncipe (STP) e está sendo implementada pela Enap. 

Essa parceria tem como principal função desenvolver as habilidades dos gestores do governo Regional do Príncipe, por meio de ações de formação e capacitação, do contato com as melhores práticas de gestão pública. 

A ideia é estimular a criação de redes entre os alunos que promovam a aprendizagem, o compartilhamento e a aplicação de metodologias e ferramentas de gestão, gerando resultados sustentáveis para a administração pública e a sociedade principense.

Entre os principais objetivos dessa missão estão o desenvolvimento de competências, metodologias, estratégias e ferramentas adequadas para que os funcionários públicos daquele País aperfeiçoem sua atuação na gestão de projetos, negociação e articulação de parcerias.

Nesta segunda fase, da terceira edição, os servidores da Enap Paulo Marques e Wendy Willian Balotin ministrarão os cursos “Gestão de projetos organizacionais - da ideia à execução”, com carga horária de 21 horas, e “Estratégias de negociação e articulação de parcerias”, com 14 horas.  

Para este ano, estão previstas mais duas missões com os cursos “Didática para facilitadores da aprendizagem”,  “Liderança como essência da gestão” e “Relações interpessoais e feedback”.

Histórico

Desde 2018, a Enap realiza cursos e atividades de desenvolvimento de competências de gestores em posição de liderança e gerenciamento com o objetivo de institucionalizar o processo de capacitação continuada dos servidores da administração pública da Região Autónoma de Príncipe. 

Ao todo, mais de 55 servidores foram capacitados nesta segunda fase que começou em 2022 com a realização de duas missões com a oferta dos cursos “Praticando análise e melhoria de processos” (26 a 30 de setembro) e "Avaliação de desempenho baseado em competências" e “Gestão de conflitos” (05 a 09 de dezembro). 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Semana de Inovação é reconhecida no cenário mundial da inovação governamental

A lista foi divulgada pela Apolitical durante o Prêmio de Comunicação do Governo de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos

Publicado em:
24/09/2023
MPP oferece aula aberta com embaixador da Índia

Mestrado internacional em políticas públicas discute agendas multilaterais e governo digital no dia 13 de setembro

Publicado em:
05/09/2022
Parceria com OEI expandirá cursos da Enap para profissionais de língua espanhola

Iniciativa é fruto de encontro realizado na manhã desta quinta (17), em Brasília, entre presidente da Escola e secretário-geral da organização ibero-americana 

Publicado em:
16/02/2022
Conheça os alunos selecionados para o Master of Public Policy (MPP)

Foram aprovados 30 alunos brasileiros e 10 estrangeiros; matrículas devem ser feitas até 10 de dezembro

Publicado em:
05/12/2021