A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realiza, de 27 a 31 de março, a terceira missão do projeto "Desenvolvimento de gestores do governo da Região Autônoma de Príncipe". Essa capacitação faz parte do acordo de cooperação internacional da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) com o governo de São Tomé e Príncipe (STP) e está sendo implementada pela Enap.
Essa parceria tem como principal função desenvolver as habilidades dos gestores do governo Regional do Príncipe, por meio de ações de formação e capacitação, do contato com as melhores práticas de gestão pública.
A ideia é estimular a criação de redes entre os alunos que promovam a aprendizagem, o compartilhamento e a aplicação de metodologias e ferramentas de gestão, gerando resultados sustentáveis para a administração pública e a sociedade principense.
Entre os principais objetivos dessa missão estão o desenvolvimento de competências, metodologias, estratégias e ferramentas adequadas para que os funcionários públicos daquele País aperfeiçoem sua atuação na gestão de projetos, negociação e articulação de parcerias.
Nesta segunda fase, da terceira edição, os servidores da Enap Paulo Marques e Wendy Willian Balotin ministrarão os cursos “Gestão de projetos organizacionais - da ideia à execução”, com carga horária de 21 horas, e “Estratégias de negociação e articulação de parcerias”, com 14 horas.
Para este ano, estão previstas mais duas missões com os cursos “Didática para facilitadores da aprendizagem”, “Liderança como essência da gestão” e “Relações interpessoais e feedback”.
Histórico
Desde 2018, a Enap realiza cursos e atividades de desenvolvimento de competências de gestores em posição de liderança e gerenciamento com o objetivo de institucionalizar o processo de capacitação continuada dos servidores da administração pública da Região Autónoma de Príncipe.
Ao todo, mais de 55 servidores foram capacitados nesta segunda fase que começou em 2022 com a realização de duas missões com a oferta dos cursos “Praticando análise e melhoria de processos” (26 a 30 de setembro) e "Avaliação de desempenho baseado em competências" e “Gestão de conflitos” (05 a 09 de dezembro).