O período é tempo de atividades formativas e culturais para evidenciar lutas contra o racismo, o preconceito e as desigualdades sociais

O dia 20 de novembro é a data que se faz alusão à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Em homenagem a ele, o mês é dedicado a recordar as batalhas e resistências contra o racismo, o preconceito e as desigualdades sociais. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), junto a alguns de seus parceiros, têm buscado promover ações para o debate das desigualdade raciais no serviço público, fortalecer as políticas de ação afirmativa e a promoção e gestão da igualdade.

Conheça algumas das iniciativas promovidas no mês da Consciência Negra:

Datathon: Desigualdades Raciais no Serviço Público

Até 24 de novembro está sendo realizado desafio de inovação aberta que reúne servidores públicos, estudantes, acadêmicos e outras pessoas interessadas em uma imersão nos dados da plataforma de dados Infogov. A ideia é refletir sobre o que os números dizem em relação às desigualdades raciais no serviço público e quais as possíveis soluções para este problema. A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Igualdade Racial (MIR).

LideraGOV 4.0 - edição extraordinária para pessoas negras

A 4ª edição do programa LideraGov já está acontecendo, com um diferencial: participação exclusiva de pessoas negras. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento dessas lideranças em uma possível ocupação de cargos estratégicos e garantir a implementação do Decreto nº 11.443/2023, que determina a reserva de 30% de cargos de gestão para esse segmento. Os Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Igualdade Racial são parceiros desta edição. 

A política de igualdade racial no Brasil contemporâneo: origens, avanços e desafios

Está em curso o  aperfeiçoamento sobre “A Política de Igualdade Racial no Brasil contemporâneo: origens, avanços e desafios”. As aulas, que se estendem até início do mês de dezembro, têm como objetivo desenvolver consciência quanto aos aspectos históricos do fenômeno ocidental do racismo e desigualdades raciais - especialmente em relação ao modo como se desenvolveu no Brasil -, obter uma consciência mais abrangente do ethos republicano e democrático (essenciais à atuação profissional dos gestores públicos). Além disso, o conteúdo é voltado para o reconhecimento de problemas de interesse público relacionados com políticas de igualdade racial e identificação de alternativas de soluções setoriais ou multissetoriais para o complexo processo de desigualdades raciais no Brasil contemporâneo.

Banco de perfis de lideranças para promoção e gestão da diversidade

Foi lançada na última sexta (17) a chamada pública para formação do Banco de Perfis para Lideranças na área de promoção e gestão da diversidade. A iniciativa está sendo organizada em conjunto com o MIR e faz parte das ações do Programa Líderes que Transformam, que tem como um dos seus objetivos a busca por profissionais para cargos de liderança da administração pública. 

As pessoas candidatas aprovadas na pré-seleção do Banco de Perfis poderão ser indicadas às vagas disponíveis em governos parceiros do programa, para atuação na área de promoção e gestão da diversidade.

1° Encontro Nacional de Mulheres de Carreiras de Estado

Servidoras públicas que ocupam cargos estratégicos no governo se reuniram este mês para debater sobre representação nas áreas de gestão e construção de uma agenda de paridade de gênero na administração pública brasileira no nível federal. A discussão teve como foco acesso, promoção e permanência, considerando as interseccionalidades de raça, geração, identidade de gênero e capacidades. O evento contou com o apoio e colaboração de 18 entidades associativas.

Websérie “De geração em geração: diálogos sobre a política de igualdade racial”

Perspectivas distintas sobre promoção da igualdade racial, levando em consideração as múltiplas manifestações do racismo que se moldam à medida que o indivíduo cresce. Essa foi a proposta da websérie “De geração em geração: diálogos sobre a política de igualdade racial”, produzida em conjunto com o MIR. Os episódios ficaram gravados e podem ser assistidos na íntegra, nos links abaixo:  

Episódio 1

Episódio 2

Episódio 3   

Edição especial da Revista do Serviço Público (RSP):  Raça, racismos e políticas de equidade racial no setor público 

Para ampliar o escopo editorial e de publicações sobre racismo no Brasil, principalmente na área de gestão, está aberto o prazo de submissão de artigos para edição especial da Revista do Serviço Público (RSP) dedicada ao tema "Raça, racismo e políticas públicas de equidade racial no Setor Público". Os estudos servirão de base para  uma discussão aprofundada das questões relacionadas à raça, etnia, racismo e políticas públicas  de combate à discriminação para a promoção da igualdade e da equidade racial no âmbito do setor público. Destacam-se também a atenção à questão racial em políticas consideradas universais e, especialmente, em áreas em que o debate racial é ainda rarefeito ou mesmo inexistente.

Aula-show de ritmos africanos

Para celebrar a cultura afro-brasileira, o projeto Biblioteca do Futuro, da Diretoria de Inovação da Enap, está promovendo este mês dois shows de ritmos africanos com o grupo cultural Àsé Dúdu. O grupo é referência em ritmos, cultura africana no Distrito Federal e também é um bloco de carnaval que representa a comunidade afrodescendente de Brasília. Além da música, o Àsé Dúdu promove o debate sobre a cultura negra e realiza ações contra as diversas formas de preconceito, como o racismo. 

A Biblioteca do Futuro é uma  iniciativa que tem a proposta de transformar a biblioteca em um espaço de construção de conhecimento, colaboração e inovação, diversificando e inovando os serviços e experiências oferecidas.

 

 

 

Conteúdo relacionado

Terceira edição do LideraGOV forma alunos de 35 instituições públicas

Os 50 formandos atuam em 10 estados e no Distrito Federal

Publicado em:
07/12/2023
Edição extraordinária do LideraGOV para pessoas negras abre inscrições

Iniciativa reforça compromisso do Governo Federal com agenda racial e ampliação de representatividade

Publicado em:
23/08/2023
MGI abre vagas no Ceará e no Acre

As inscrições dos processos seletivos estão abertas até o dia 21 de junho

Publicado em:
15/06/2023
Enap e MIR lançam programa para combater racismo e estimular liderança de pretos e pardos no setor público

A parceria prevê realização de cursos sobre o tema, reserva de vagas para ações de liderança, encontros e pesquisa de avaliação da Lei de Cotas nos concursos

Publicado em:
03/05/2023