A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está buscando novas formas de capacitação com maior participação de institutos e universidades federais. Um encontro, realizado no último dia 16, com instituições que integram o Enap em Rede, discutiu como ampliar a oferta para os servidores federais.
“Atualmente, mais de 80% dos servidores públicos federais do Poder Executivo estão fora do Distrito Federal, onde a Enap está, e a criação de incentivos e o fortalecimento de redes é extremamente importante para chegarmos até esses agentes públicos”, avalia o Diretor de Desenvolvimento Profissional, Paulo Marques.
Para chegar aos 27 estados, a Enap conta com o Programa Enap em Rede, uma estratégia de execução de cursos presenciais e remotos de curta duração por meio de parcerias com institutos diversos, como instituições de ensino federais, escolas de governo e órgãos federais espalhados pelo território brasileiro.
A Enap entende que os esforços e iniciativas devem ser ampliadas, em convergência com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), que transfere legalmente à Enap a responsabilidade pela definição de formas de incentivo para que as instituições de ensino superior sem fins lucrativos contribuam com essa política.
A Escola irá consolidar as propostas feitas durante o encontro para organizar e regulamentar os incentivos e o arranjo das ações que ocorrerão em rede.
Participaram da atividade 29 representantes de 18 dessas instituições, especificamente, 13 institutos federais e 5 universidades federais.