Dez bolsistas do programa apresentaram as pesquisas sobre temáticas que constituem evidências e análises sobre as condições do serviço público e o papel do Estado

A primeira edição do Seminário de Pesquisa Cátedras Brasil, programa que fomenta a pesquisa científica sobre temáticas relacionadas ao setor público, aconteceu nos dias 5 e 6 de março, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Ao longo desses dois dias, os pesquisadores conduziram os trabalhos e promoveram o diálogo e a troca de experiências entre os gestores públicos e a comunidade acadêmica, com o intuito de visar o desenvolvimento e o aprimoramento de capacidades do Estado brasileiro.

Durante a abertura do seminário, o diretor de Altos Estudos (DAE), Alexandre Gomide, além de ressaltar a qualidade dos dez trabalhos dos bolsistas selecionados para apresentação, explicou que nesta edição optou pela preferência de pesquisas que gerem policy papers: “Queremos que se transformem em documentos, que apresentem análises e propostas de políticas públicas, a fim de influenciar no debate político a nível municipal, estadual ou nacional”. O diretor também informou que pretende produzir e editar um livro com as pesquisas mais completas.

Para contribuir com o slogan “Reconstrução e União” do Governo Federal, o coordenador-geral de Pesquisa, Rafael Viana, ressaltou que, nesse edital do Cátedras, incluíram na discussão temáticas que dialogavam diretamente com o início da nova gestão, como a interseccionalidade, a volta da participação social, novos paradigmas de gestão pública, entre outros, para reforçar o papel do Programa Cátedras em gerar a ponte entre a comunidade acadêmica e os tomadores de decisão.

No primeiro dia do seminário, a bolsista Priscila Delgado abriu as apresentações com “Os desafios da reconstrução da participação no Brasil: análise do PPA Participativo 2024-2027”, e teve como como debatedora a Secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento, Leany Lemos. No decorrer do dia, outras pesquisas foram apresentadas, com temáticas sobre Participação Social, uso de Inteligência Artificial e riscos de reprodução de desigualdade, novos paradigmas de gestão pública e abordagem centrada no cidadão.

Já no segundo dia, as temáticas abordaram sobre “Novos tipos de avaliação de políticas públicas”, “Interseccionalidade e transversalidade na construção de políticas públicas” e “Desafios na construção de lideranças: unindo técnica e política”.

Para ilustrar um pouco mais como foi esse segundo dia, o evento contou com a presença da diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves, que participou como debatedora durante a apresentação do estudo desenvolvido pela pesquisadora e bolsista, Mariana Mazzini: “Política Nacional de Cuidados na América Latina e no Caribe: análise de design transversal e interseccional.” O debate também contou com a presença da diretora de Economia do Cuidado do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luana Pinheiro.

Os policy papers debatidos serão publicados ainda neste semestre no formato de ‘Cadernos Enap’, uma das linhas editoriais da área de pesquisa. Além disso, também será publicado outro edital do Programa Cátedras. 

 

Cátedras Brasil

Completando dez anos de existência, o Programa Cátedras Brasil apoia o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, projetos orientados a constituir evidências e análise sobre condições do serviço público, reunindo academia e prática. As bolsas de estudo são destinadas a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados em se engajar nas atividades da Escola.

No último ano, a Enap lançou dois processos seletivos para interessados  em receber bolsa de pesquisa. Um deles foi em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), com o tema “integridade em debate”.

Karol Ribeiro

Foto: Ana Fornari - Enap