Edição especial da Revista do Serviço Público receberá contribuições até 05 de julho

Para avançar no debate sobre igualdade de gênero, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está aceitando submissões de artigos científicos para uma nova edição especial da Revista do Serviço Público (RSP), focada em mulheres na gestão pública. Pesquisadores, especialistas e gestores têm a oportunidade de enviar seus artigos até o dia 05 de julho.

Nesta edição especial, as editoras convidadas Iara Alves (Enap) e Michelle Fernandez (UnB), buscam registrar os avanços nas pesquisas sobre a presença das mulheres na liderança pública, além de estudos sobre burocracia representativa, políticas de gestão de pessoas com foco na ampliação da diversidade de gênero e raça, combate à discriminação e violências contra a mulher no serviço público, entre outros. No debate sobre equidade, é importante destacar a relevância da perspectiva interseccional de gênero como elemento fundamental para a promoção de políticas de igualdade no setor público. 

A RSP pretende viabilizar a publicação de estudos e reflexões que possibilitem o avanço do debate sobre igualdade de gênero na administração pública. Nesse sentido, nesta chamada de artigos científicos, são esperados estudos e reflexões sobre a presença ou ausência de mulheres no setor público em temas como:

- Configuração de gênero da burocracia no Brasil;

- Trajetórias de mulheres de diferentes raças, classes e etnias no setor público;

- Representação de mulheres no serviço público;

- Políticas de gestão de pessoas para o combate a discriminação de gênero e de assédio sexual e moral;

- Instrumentos e mecanismos para  promoção da igualdade e equidade de gênero, com perspectiva interseccional;

- Práticas e experiências nacionais e internacionais de igualdade de gênero no setor público;

- Liderança de mulheres na gestão pública;

- Ações afirmativas para igualdade de gênero nas organizações públicas; 

- Avanços e desafios da representatividade de gênero na burocracia;

- Experiências dos comitês de gênero nas organizações;

- Capacitações e formações para liderança de mulheres e para fortalecer políticas de igualdade de gênero.

Os artigos submetidos podem ser baseados em revisões de literatura, análises teóricas ou pesquisas empíricas e devem seguir as normas de formatação da revista, disponíveis no site. Os artigos submetidos serão pré-selecionados pelas editoras convidadas por meio do desk review, que consiste em decisões tomadas a partir de uma análise preliminar feita pelos editores. Aqueles aprovados na pré-seleção serão encaminhados para avaliação por revisores especializados, garantindo a qualidade e a relevância dos trabalhos que serão publicados.

Para mais informações e para submeter seu artigo, acesse: https://by.enap.gov.br/MulheresGestaoPublica