Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Ascom-Enap
Os diferentes paradigmas de governança no Brasil e no mundo foram destaque na palestra “Administração pública e governança não-ocidental: China e leste asiático”. Promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) nesta segunda-feira, 21 de agosto, contou com a participação internacional do professor Wolfgang Dreschsler, que abordou o predomínio da visão ocidental e as limitações na construção de um Estado capaz e funcional.
“Em diferentes campos das ciências sociais existe a visão de que um modelo se aplica a tudo. Temos muitas ondas de discussões metodológicas em diferentes áreas. Há muitos anos, na administração pública, tivemos uma mudança e pensávamos qual seria o melhor tipo de gestão. Mas a administração global não é uma administração global, de fato”, refletiu o professor.
Dreschsler se aprofundou em questões sobre o sistema chinês e o avanço do domínio americano na administração pública, apesar do declínio pós-crise global. Segundo ele, atualmente é necessário ouvir os contextos para abrir portas. “Não temos consenso de qual a melhor administração pública hoje em dia”, afirmou.
Ele garantiu a existência de uma interdependência em diferentes tipos de administração pública, com princípios que funcionam em determinados lugares e outros não. “Todos os sistemas de AP (administração pública) no mundo são híbridos”, concluiu.
Debate
Além das explicações do docente sobre variáveis internas e externas que fazem a diferença no funcionamento do setor público, houve debate com a mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alketa Peci, sobre os diferentes contextos que influenciam nesse processo. Na mediação, o evento contou com a participação do diretor de Altos Estudos da Enap, Alexandre Gomide.
O palestrante Wolfgang Drechsler leciona Governança no Departamento de Inovação e Governança de Ragnar Nurkse, na Tallinn University of Technology (TalTech - Estônia). Também é Professor Honorário da Universidade College London/Institute for Innovation for Public Purpose (UCL/IIPP) e associado ao Davis Center, da Universidade de Harvard.
Assista a palestra completa no canal da Enap no YouTube.