Brasília recebe, entre os dias 19 e 22 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o Agile Trends Gov 2024, considerada a maior conferência ágil do setor público. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é apoiadora do evento, que tem como mote o uso de inteligência artificial, especialmente no contexto da administração pública. O objetivo desta edição é apresentar tendências de gestão e soluções baseadas em IA, além de inovações transformadoras, que impulsionam, dinamizam e geram impacto no serviço público.
A presidenta da Escola, Betânia Lemos, foi convidada como keynote speaker e fez um paralelo entre o sucesso da década de 1990, o filme Jurassic Park, de Steven Spielberg, inteligência artificial e a estratégia de formação da Enap para esse novo cenário na sua apresentação “JurAIssic Park – o poder e o dever no setor público”.
“Nós precisamos desenvolver esse conhecimento e essa nova forma de enxergar os serviços. Nós que não nascemos com a ‘mão na tela’”, afirmou. A presidenta levantou reflexões sobre a necessidade de adaptação da forma de trabalho, o conflito entre gerações - que aumenta com o surgimento de novas tecnologias, segundo Betânia - e alertou sobre o uso indevido da IA generativa. “Temos essa capacidade ou mandato de regular o uso da tecnologia para que ela não prejudique toda a nossa sociedade”, disse.
Para concluir, a presidenta destacou a contribuição da Enap na adaptação do setor público a essa nova tecnologia. De acordo com a presidenta, a Escola pode formar as servidoras e os servidores e disponibilizar conhecimento para que eles possam identificar e minimizar os problemas, fazer as melhores aplicações possíveis e criar os mecanismos de governança.
Capacitação ágil
Em apoio ao evento, a Enap preparou um estande cheio de informações e possibilidades, para levar toda expertise em capacitação e inovação do serviço público. Para o diretor de Desenvolvimento Profissional (DDPRO), Bráulio Figueiredo, é muito importante a Escola se apropriar dessas possibilidades, das tecnologias que hoje estão acessíveis a todos, para levar formação e conhecimento aos servidores de estados e municípios.
“Eu acho que a gente tem muito a oferecer e muito a mostrar para todos os parceiros aqui. E, fundamentalmente, no nosso caso, temos muito a apresentar sobre as nossas ofertas de cursos de capacitação e formação dos servidores no Brasil inteiro. Estamos muito focados na parte de cooperação federativa para, cada vez mais, capacitar melhor e aumentar a nossa escala de ofertas e de acesso aos nossos conteúdos e aos nossos conhecimentos disponíveis a todos na Enap”, detalhou.
Na grade
Ainda na programação do evento, nessa terça-feira (20), o coordenador-geral de Cooperação Federativa (CGCOF/DDPRO), Anderson Costa, foi convidado pela equipe do evento para apresentar um case sobre o tema “Integrando Inovação e Planejamento de IA: o planejamento estratégico ágil de TIC da Unicamp”. “A ideia era discutir sobre como utilizar a inteligência artificial para preparar e implantar um planejamento estratégico e, ainda, a IA sendo um dos principais projetos que a instituição vai colocar em prática”, contou.
Já nesta quarta-feira (21), quem vai falar pelo terceiro ano no evento é o assessor técnico especializado da diretoria de Inovação (GNOVA), Luís Guilherme Izycki, com a palestra sobre “A Estratégia de Inovação Aberta da Enap”. “A ideia é apresentar as três linhas de ação da estratégia (gestão de desafios de inovação aberta, aceleração de soluções inovadoras, biblioteca do futuro e laboratório de prototipação), mostrando e convidando gestores públicos a realizar projetos em conjunto com a Enap para solução de problemas públicos por meio da inovação aberta”, detalhou o assessor, que espera levar notoriedade ao tema a partir da palestra, para que mais gestores busquem a Enap para programas de inovação aberta.
O Agile Trends Gov 2024 vai até esta quinta-feira (22) com uma programação repleta de debates, painéis e trilhas. O espaço conta com a Arena Trends, zona de workshops, áreas de exposições e networking e lounge de perguntas. "Nós temos, no total, duas mil pessoas participando deste evento e é, portanto, uma grande oportunidade de trocas de experiências e conexões. E, para a gente, está sendo muito interessante contar com a participação da Enap porque tem muita conexão com o que a gente faz, que é ajudar as pessoas a se desenvolverem, ajudar as instituições a entregarem melhor. Então, faz muito sentido”, comemorou o fundador e CEO do Agile Trends, Dairton Bassi.