Foto: Jamil Ghani/Ascom-Enap
Durante 15 dias em abril, a Enap recebeu representantes de 34 ministérios e órgãos da administração direta, para auxiliar na elaboração do Plano Plurianual 2024 – 2027. Foram 152 horas de construção colaborativa e um modelo de planejamento que buscou a sinergia entre múltiplos atores, de forma que cada um pudesse contribuir com sua experiência em áreas de atuação específicas. A demanda veio da Secretaria Nacional de Planejamento, do Ministério do Planejamento e Orçamento.
Para a diretora de Inovação da Enap, Camila Medeiros, essa coparticipação garantiu um alcance maior de ideias e resultados. “Foi um momento importante, de construção colaborativa do PPA. Esses processos ajudam a colocar em evidência as múltiplas vozes sobre um mesmo desafio. A aplicação de abordagens de inovação é uma forma de garantir essa escuta e de proporcionar a construção de soluções mais efetivas para os desafios complexos que precisam ser enfrentados pelo governo”, avaliou.
O diretor de coordenação do sistema de Planejamento do Ministério do Planejamento, Fernando Meressi, destacou o caráter de transversalidade das oficinas que definiram os programas e respectivos objetivos. “Além do órgão responsável por determinado programa, cada oficina agregou pessoas de outros ministérios que tinham interfaces com o programa ou reflexo em outras áreas. O resultado é que fechamos os programas que serão implementados nos próximos quatro anos tendo em vista esse caráter interssetorial, o que faz do PPA um fórum importante de discussão com um olhar que abrange todo o governo”, afirmou o diretor.
Próximos passos
Estão previstas ainda duas etapas do PPA. De 3 a 5 de maio acontece a articulação dos planos regionais com o PPA, com a participação de representantes das Superintendências da Amazônia (Sudam), Nordeste (Sudene) e Centro-Oeste (Sudeco).
De 10 de maio a 16 de junho ocorre o detalhamento dos programas, para elaborar os objetivos específicos, indicadores e entregas previstas. Nessa etapa, o agrupamento se dá por programas, novamente com a participação dos órgãos responsáveis.
Atuação da Enap
O desenho colaborativo de estratégias organizacionais, a exemplo do que ocorreu com o PPA, é um serviço que a Enap presta para diferentes ministérios e órgãos públicos. Além de construir soluções, o foco da Escola é desenvolver competências nas equipes das organizações atendidas, criando capacidades para enquadrar e resolver problemas.
As oficinas do PPA contaram com 19 facilitadores da Enap. Eles utilizaram diferentes métodos e abordagens para alcançar o engajamento das equipes participantes, além de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a gestão estratégica no setor público..
Quer conhecer mais sobre o PPA 2024 – 2027? Assista à websérie de cinco episódios que disseminam conhecimento para a correta aplicação da metodologia de construção do PPA. O conteúdo está disponível no canal Youtube da Enap: https://bit.ly/WebseriePPA
Quem deseja se aprofundar no tema pode consultar o Manual Técnico do PPA 2024 - 2027 e o Guia de Apoio à Elaboração do PPA 2024-2027.