Plataforma gratuita mantida pela Enap tem mais de 300 cursos disponíveis 

A Escola Virtual de Governo (EV.G), mantida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), alcançou nesta semana a marca histórica de 1 milhão de pessoas certificadas, desde o lançamento da plataforma, em fevereiro de 2018. Muitas dessas pessoas receberam 

O presidente da Enap, Diogo Costa, destacou a marca histórica de um milhão e ressaltou o papel da Enap na capacitação de servidores públicos de todo o País, nos níveis federal, estadual e municipal. “A educação vem se transformando, superando fronteiras. Nossa escola virtual chega hoje à marca de 1 milhão de certificados emitidos e mais de 2 milhões de alunos. Desse total, mais da metade são servidores das três esferas de governo. Não somos mais apenas uma escola nacional. Somos uma escola nacional de administração pública”, destacou o presidente.

“Comemorar esse marco é muito importante para nós que atuamos com educação em um país como o Brasil. Estamos contribuindo para o desenvolvimento de competências em várias dimensões para servidores e cidadãos que estão espalhados pelo Brasil, servidores públicos de países lusófonos e até cidadãos no mundo”, afirma o diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Paulo Marques. 

Já o Coordenador-Geral de Projetos Sob Medida da Enap, Carlos Eduardo dos Santos, explica que o marco é um incentivo extra para continuar trabalhando para cada vez mais entregar serviços de qualidade e valor para os usuários. “Sabermos que estamos atendendo 1 milhão de pessoas que procuram a nossa plataforma para se capacitarem e aprimorarem suas competências para enfrentar seus desafios profissionais e até pessoais é por um lado uma grande responsabilidade, por outro, uma grande emoção em entendermos a importância do nosso trabalho”.

Os últimos anos foram de recorde na EV.G. Em 2021, a escola recebeu mais de 1,7 milhão de inscrições, superando o montante atingido em 2020, que já foi um número excepcional de mais de 1,6 milhão, quase o dobro do ano anterior.

Agora, nos três primeiros meses de 2022, a plataforma registrou mais de 580 mil inscrições. Com esse desempenho, a EV.G totalizou mais de 5 milhões de inscrições desde o seu lançamento. Mais de 70% desse volume foi registrado em 2020 e 2021. 

A expectativa para esse ano é ampliar ou, pelo menos, manter esse volume de inscrições. Para isso, a Enap vai aperfeiçoar a plataforma de ensino virtual com legenda automática de vídeos, mais opções de cursos em outros idiomas (espanhol e inglês) e firmar novas parcerias com instituições estrangeiras, explica Marques.

Números da Escola

A maior parte dos alunos da EV.G são da Região Sudeste, 37%, seguida pelo Nordeste (24%), Centro-Oeste (18%), Sul (12%) e Norte (9%). Os números se mantiveram praticamente os mesmos desde o início da pandemia.

Esse público é majoritariamente feminino e as mulheres representam 61% de todos os participantes. Atualmente, a maior parte é jovem, com 20 a 24 anos e sem vínculo com a administração pública.

No top 5 do ranking por órgão, a Polícia Militar e o Exército Brasileiro disputam a  liderança com o maior número de alunos inscritos. Em seguida, vem a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o Ministério da Economia e as Organizações Sociais

Quanto à temática dos cursos, as cinco  mais procuradas são: Ética e cidadania, seguida por Gestão da informação e do conhecimento; Transparência, controle e participação; Educação e docência; e Orçamento e finanças.

Em relação aos cursos mais procurados, os cinco primeiros são: introdução a Libras; Sistema Eletrônico de Informações - SEI! Usar; introdução à lei brasileira de proteção de dados pessoais; boas práticas de manipulação em serviços de alimentação e, por último, o de inteligência emocional.

Atualmente, a EV.G dispõe de 395 cursos online, gratuitos e com direito a certificado de conclusão! Os cursos estão divididos em 26 temáticas variadas, voltadas a capacitar os profissionais do futuro e a desenvolver as competências, habilidades técnicas e comportamentais mais buscadas no mercado de trabalho.⠀

Estão disponíveis também 32 certificações avançadas. Para obter a certificação, o aluno deve  concluir todos os cursos num prazo máximo de 365 dias e atingir a pontuação mínima. 

A plataforma conta com a parceria de  XX instituições da Administração Pública e das principais escolas do governo, com o objetivo de garantir que a educação de alta qualidade seja acessada por qualquer pessoa, em qualquer lugar. 

A Escola

Lançada em fevereiro de 2018 com a proposta de superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica e garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público, a EV.G é uma iniciativa reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como uma das importantes inovações públicas brasileiras, pelo compromisso assumido para os próximos anos em fortalecer o modelo de governança digital. 

Por meio de um cadastro simples, qualquer cidadão pode ter acesso a todo o catálogo de cursos disponíveis. No ambiente virtual de aprendizagem, as videoaulas e avaliações podem ser acessadas nos horários escolhidos pelo estudante. Assim, é possível adequar os estudos com as demais atividades do dia a dia. 

Quer saber mais?

Quer ficar por dentro dessa e saber em primeira mão quando lançarmos esses cursos e outras novidades na Escola Virtual?

Cadastre-se para receber nosso e-mail de lançamentos e revisão dos cursos acessando https://bit.ly/queronovidadesEVG

Conteúdo relacionado

Inscrições prorrogadas para o bootcamp desenvolvimento web

Curso vai de outubro a dezembro e inscrições podem ser feitas até 12 de setembro. Os candidatos devem ficar atentos às etapas de seleção. 

Publicado em:
29/08/2022
Aprenda a usar o storytelling para transmitir dados em projetos corporativos 

Curso ensina técnicas para chamar a atenção do público com formato adequado para cada perfil e objetivo de comunicação.

Publicado em:
15/08/2022
Divulgadas regras para ingresso nos mestrados profissionais da Enap em 2022

Ao todo são 50 vagas para servidores, com duração de dois anos. As inscrições vão de 15 de agosto a 3 de novembro de 2022.

Publicado em:
19/06/2022
Capacitação aumenta chance de promoção

Depois de completar uma formação, servidor tem mais possibilidade de ocupar cargo melhor e aumentar remuneração, segundo estudo

Publicado em:
19/06/2022