Palestrante deu exemplos concretos de como produtos e serviços em nuvem da GovCloud podem contribuir para melhorar os serviços públicos

Em um mundo cada vez mais digital, flexibilidade, praticidade e economia se tornaram palavras cada vez mais presentes na gestão governamental. Exemplo disso foi o lançamento da plataforma de serviços em nuvem para governo: o GovCloud. A iniciativa é da Dataprev e foi um dos destaques da Semana de Inovação 2022. No momento a GovCloud atende apenas clientes governamentais, mas no futuro a meta é que também chegue ao mercado privado.

“A GovCloud foi idealizada para atender o governo, em todas as esferas. A ideia é migrar tudo que for possível para a nuvem, como é o caso de informações e dados que atualmente estão nos data centers”, explicou Alessandro Lima, analista de tecnologia da informação e empregado da Dataprev.. 

Durante o evento foram discutidas funções e facilidades que a GovCloud já oferece a algumas instituições públicas, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Força Aérea Brasileira (FAB) e os ministérios da Previdência e da Economia.

Alessandro explicou como as inovações contribuem com a economia dos órgãos que o contratam. “Quando se entra em um data center, as máquinas físicas estão ligadas na energia e na rede virtual. Com a GovCloud é a mesma coisa, só que tudo virtual. Isso facilita a gestão. Você pode apagar uma máquina, incluir ou excluir memória, colocar mais armazenamento, o que é muito mais fácil num ambiente virtual do que num físico. Ou seja, isso permite que seja feito um melhor aproveitamento com mais economia. Com poucos funcionários é possível dar suporte de maneira ágil e flexível”.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.

Conteúdo relacionado

GNpapo presencial está de volta e discute projetos de experimentação

O evento acontece na sede da Enap em Brasília e é aberto ao público em geral

Publicado em:
21/09/2022
Aberta chamada pública para avaliadores do 26º Concurso Inovação

A participação como avaliador será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada

Publicado em:
04/09/2022
Aberta chamada para startups e órgãos públicos interessados no uso de inteligência artificial

Inscrições estão abertas para startups na 1ª rodada e para órgãos e entidades públicas na 2ª rodada. O apoio financeiro será de até R$ 80 milhões, no total

Publicado em:
31/08/2022
Inscrições prorrogadas para o bootcamp desenvolvimento web

Curso vai de outubro a dezembro e inscrições podem ser feitas até 12 de setembro. Os candidatos devem ficar atentos às etapas de seleção. 

Publicado em:
29/08/2022