A Semana de Inovação na Escola Nacional de Administração Pública- Enap reuniu, nesta terça-feira (7), especialistas internacionais para compartilharem experiências em Sistemas de Alta Direção Pública. O encontro teve como foco apresentar diferentes estratégias de processos de seleção, para a incorporação de profissionais em cargos de direção, com o objetivo de desenhar um comparativo das experiências e os principais desafios enfrentados.
Participaram do painel a assessora Senior de Gestão Pública do Chile, Cristina Orellana, o membro da Câmara dos Lordes Reino Unido, Francis Maude (em participação remota), o ex gerente da área de Gerentes Públicos em SERVIR, do Peru e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento- BID Andrés Corrales e o especialista principal em modernização do estado no BID, Mariano Lafuente.
Durante a palestra, os participantes relataram as experiências nos próprios países e os principais obstáculos e avanços nos processos. Segundo Orellana, um dos maiores desafios do Sistema de Alta Direção do Chile é a ascensão de mulheres em cargos de alta liderança. “Elas ainda são minoria e queremos mudar isso”, afirma.
Sobre a experiência do Peru, Corrales relatou a experiência da formação do Corpo de Gestores Públicos do país, a busca por processos transparentes e competitivos nas contratações e, ainda, por profissionalizar gradativamente os altos níveis da administração.
Programa Líderes que Transformam
O painel faz parte das ações do Programa Líderes que Transformam, da Diretoria de Inovação -Gnova, da Enap, que inspirado nas melhores práticas internacionais, contribui com a profissionalização da escolha de pessoas ocupantes de cargos de livre provimento, também conhecidos como cargos em comissão, a partir da adoção de processos prévios de recrutamento e pré-seleção por competências.
O Líderes que Transformam pré-seleciona e faz o match entre os melhores profissionais do setor público, da iniciativa privada, do terceiro setor e da academia e os cargos estratégicos de liderança de órgãos dos governos federal, estaduais e municipais.
Saiba mais sobre o Programa Líderes que Transformam