Aulas ocorrerão na sala de aula virtual entre junho e agosto; garanta sua vaga

Se você quer desenvolver novas habilidades, busca aperfeiçoar seus conhecimentos ou quer encontrar gente nova, mesmo que virtualmente, a Enap preparou uma seleção especial de cursos com inscrições abertas em junho para servidores públicos. É uma oportunidade de investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional durante a pandemia #contecomigo #suavizeacurva

São 26 cursos que serão ofertados entre junho e agosto, que acontecerão na sala de aula virtual, com tutoria. É importante justificar a sua motivação no pedido de inscrição. Todas as solicitações serão analisadas e os candidatos selecionados para a turma receberão a confirmação de inscrição por e-mail. Confira os cursos previstos e garanta a sua vaga!

Temática: Controle e gestão dos recursos públicos 

Aplicação de penalidades nos contratos administrativos

Próxima turma: 29 de junho a 5 de julho de 2020

Os alunos irão analisar a legislação que se aplica aos contratos administrativos e os papéis das pessoas envolvidas na aplicação de penalidades. Estarão aptos a identificar as competências para aplicação de sanções, questões polêmicas nos procedimentos e a jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre tais temas. Aberto a servidores públicos de qualquer nível ou esfera, preferencialmente que trabalhem na área de contratações públicas e fiscalização de contratos. 

Inscrições até 19/6.

Carga horária: 21 horas. 

Contabilidade básica aplicada ao setor público

Próxima turma:  4 a 11 de agosto de 2020

Para servidores de qualquer nível ou esfera, em especial os que trabalham nas áreas de contabilidade, finanças e orçamento. Os objetivos de aprendizagem são identificar aspectos básicos da contabilidade pública, identificar etapas da execução orçamentária e financeira, analisar informações contábeis e produzir relatórios que ajudam a tomar decisões e prestar contas.

Inscrições até 20/6.

Carga horária: 21 horas. 


Contabilidade com Foco em Gestão do Patrimônio Público

Próxima turma: 11 a 13 de agosto de 2020

Este curso foi concebido para servidores públicos de qualquer nível ou esfera, preferencialmente aqueles que trabalham nas áreas de contabilidade da gestão do patrimônio público. Os participantes estarão aptos a identificar os aspectos que orientam a contabilidade aplicada ao setor público relacionada à gestão patrimonial das entidades governamentais, analisar informações contábeis e produzir relatórios que ajudam nas decisões e na prestação de contas.

Inscrições até 27/6

Carga horária: 21 horas. 

Fundamentos da Gestão da Logística Pública

Próxima turma: 16 a 18 de junho de 2020. 

Curso especialmente para servidores que atuam nos setores de compras e licitações, fiscais e gestores de contratos, ordenadores de despesas e administradores.

Os objetivos de aprendizagem são compreender as normas que incidem sobre o processo licitatório e a celebração de contratos na Administração; analisar princípios da Administração, do ordenamento constitucional e infraconstitucional para superar questões controversas em casos concretos; identificar modalidade e tipo de licitação corretos; localizar na legislação os requisitos materiais e procedimentais do processo licitatório.

Inscrições até 12/6 

 Carga horária: 21 horas. 

Gestão Orçamentária e Financeira – Visão Geral

Próxima turma: 4 a 11 de agosto de 2020. 

Se você atua ou deseja trabalhar nas áreas orçamentária e financeira, aprenda a analisar transformações políticas, econômicas e sociais como estímulo para novos métodos de decisões orçamentárias. Também aprimorará conhecimentos sobre o orçamento público como um fenômeno multifacetado, tomar decisões orçamentárias e implementar a execução financeira. 

Inscrições até 20/6

Carga horária: 21 horas. 

Instrumentos de Planejamento Financeiro: PPA, LDO e LOA

Próxima turma: 11 a 13 de agosto de 2020.

O conteúdo deste curso somará bastante na bagagem dos servidores públicos que trabalham ou pretendem atuar nas áreas orçamentária e financeira. Planejamento governamental e o Plano Plurianual como ferramenta associada à gestão para o enfrentamento de problemas públicos complexos; alcance dos objetivos do planejamento plurianual estabelecidos pela agenda governamental; relacionar a Lei de Diretrizes Orçamentárias à sua aplicabilidade e relevância para as finanças públicas; identificar o conceito e atribuições da Lei de Diretrizes Orçamentárias, as legislações que a regem. Sistema de Planejamento e Orçamento Federal. Analisar a sistemática da dívida pública federal e da reserva de contingência no contexto da Lei Orçamentária Anual. Exercitar a utilização do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento Federal. Analisar o ciclo orçamentário, relativo à Lei Orçamentária Anual.

Inscrições até 27/6

Carga horária: 21 horas. 

Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Novo Regime Fiscal (NRF)

Próxima turma: 11 a 14 de agosto de 2020

Curso com carga de 14 horas, com os objetivos de aprendizagem de interpretar os conceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal; identificar os instrumentos de transparência fiscal; analisar a Emenda Constitucional nº 95; relacionar o Novo Regime Fiscal  à trajetória do gasto público; relacionar a importância da Lei de Responsabilidade Fiscal ao equilíbrio fiscal permanente e para a melhoria da qualidade do gasto público.

Inscrições até 27/6

Carga horária: 14 horas. 

 

Processo Legislativo Orçamentário – Orçamento Impositivo

Próxima turma: 10 a 12 de agosto de 2020.

Os objetivos de aprendizagem são trabalhar a interação entre os poderes no processo de elaboração da peça orçamentária; ordenar as etapas, prazos e procedimentos no processo de deliberação e aprovação da peça orçamentária; identificar especificidades e momentos de intervenção do processo legislativo orçamentário; especificar os critérios para alteração das matérias orçamentárias: proposição de emendas parlamentares; interpretar os fundamentos existentes para a existência destas instituições no ordenamento jurídico brasileiro; analisar de forma geral a instituição do orçamento impositivo, bem como a motivação para sua existência; identificar as regras de negócio do fluxo orçamentário e de execução financeira das emendas parlamentares de execução obrigatória; depreender as implicações derivadas da complexidade destas regras e fluxo.

Inscrições até 6/7

Carga horária: 21 horas. 

Temática: Mapeamento, análise e melhoria de processos

 Análise e Melhoria de Processos

Próxima turma: 10 a 14 de agosto de 2020.

Neste curso com duração de 35 horas, o participante será levado a reconhecer a importância e a relação da gestão de processos com a política pública de gestão do Governo Federal; identificar as vantagens e desafios da implantação da gestão por processos; identificar o perfil necessário ao gestor e membros da equipe na implantação da gestão por processos e aplicar o método de gerenciamento de processos.

Aberto a servidores públicos de qualquer nível ou esfera.

Inscrições até 26/6

Carga horária: 35 horas. 



Dominando a Gestão de Projetos

Próxima turma: 24 a 26 de junho de 2020

Por meio de ferramentas e técnicas o participante terá a oportunidade de desenvolver habilidades para planejar, executar, encerrar, monitorar e controlar um projeto de qualquer porte.

Conteúdo voltado para gerentes, líderes ou coordenadores de projetos no setor público e servidores públicos do Poder Executivo integrantes de equipes que trabalhem com a gestão de projetos.

Inscrições até 26/6

Carga horária: 21 horas. 

 

Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

Próxima turma: 6 a 10 de julho de 2020

Levar a compreensão da evolução do conceito de visão estratégica e do uso, classificação e importância dos indicadores para a avaliação e monitoramento do desempenho institucional. Os participantes serão levados a compreender a evolução dos conceitos de visão estratégica e indicadores; conhecer os principais atributos de um sistema de medição de desempenho institucional; conhecer a classificação de indicadores de desempenho institucional; compreender os instrumentos para elaboração de indicadores de desempenho institucional; conhecer os fundamentos que permitem melhor gerenciamento sistema de medição;  aplicar o referencial conceitual na implementação, acompanhamento e avaliação de programas; construir um sistema de Medição de Desempenho.

Inscrições até 18/6

Carga horária: 35 horas. 

Gestão da Estratégia com BSC 

Próximas turmas: 16 a 19 de junho |  4 a 7 de agosto

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/335/?area=9

Este curso é uma boa oportunidade para conhecer alguns elementos teórico-conceituais e instrumentais de planejamento estratégico e de gestão, com o uso do método Balanced Scorecard.

Os objetivos de aprendizagem são identificar a importância do planejamento estratégico nas organizações públicas; caracterizar os elementos constitutivos do planejamento estratégico; identificar os aspectos relevantes para a implementação do planejamento estratégico. Carga de 28h.

Inscrições até 9/6 (turma de junho) e até 10/7 (turma de agosto) pelo link.

Carga horária: 28 horas. 

 

Pensamento Ágil em Projetos

Próxima turma: 3 a 4 de agosto de 2020.

Curso com 14 horas, para desenvolvimento de competências e habilidades para aplicar a mentalidade ágil em qualquer contexto e a transformar um time convencional em um time ágil de gerenciamento de projetos. O objetivo é aplicar o mindset ágil em qualquer contexto e a transformar um time convencional em um time ágil de gerenciamento de projetos.

Construído para gerentes, líderes ou coordenadores de projetos no setor público e servidores públicos do Poder Executivo integrantes de equipes que trabalham com a gestão de projetos.

Inscrições até 19/6

Carga horária: 14 horas



Priorizando e Selecionando Projetos

Próxima turma: 1º e 2 de julho de 2020 

Desenvolvimento de competências e habilidades para aplicar a mentalidade ágil em qualquer contexto e a transformar um time convencional em um time ágil de gerenciamento de projetos. Ajudará o aluno a identificar, priorizar, balancear e selecionar projetos alinhados com a estratégia organizacional.

Voltado a gerentes, líderes ou coordenadores de projetos no setor público e servidores públicos do Poder Executivo integrantes de equipes que trabalham com a gestão de projetos. 

Inscrições até 17/6

Carga horária: 14 horas



Transformando Ideias em Projetos

Próxima turma: 22 e 23 de junho de 2020

O curso promove conhecimento relacionado à elaboração, de forma simples e prática, de Canvas de Projeto de forma consistente e coerente, retratando as principais informações do projeto.

Desenvolvido para gerentes, líderes ou coordenadores de projetos no setor público e servidores públicos do Poder Executivo integrantes de equipes que trabalham com a gestão de projetos.

Inscrições até 5/6

Carga horária: 14 horas

Temática: Gestão de Pessoas e Clima Organizacional

 

Atuação Estratégica de Equipes de Gestão de Pessoas

Próxima turma: 29 a 31 de julho de 2020. 

Tem o objetivo de aperfeiçoar equipes de Gestão de Pessoas para contribuir com o alcance dos objetivos estratégicos institucionais. 

Inscrições até 14/6

Carga horária: 21 horas

 

Clima Organizacional

Próxima turma: 3 a 5 de agosto de 2020 

Para servidores públicos que ocupam cargos técnicos e/ou gerenciais na área de gestão de pessoas em organizações públicas.

Os objetivos de aprendizagem são identificar os desafios e adotar estratégias efetivas para implementar a governança do clima organizacional para o alcance da missão e objetivos organizacionais.

Inscrições até 19/6

Carga horária: 21h

 

Relacões Interpessoais e Feedback

Próxima turma: 3 a 11 de agosto de 2020. 

Os relacionamentos interpessoais constituem fator preponderante na definição do clima organizacional e pesam significativamente na efetividade dos propósitos das organizações. Curso voltado para servidores públicos no exercício de funções ou cargos gerenciais com destaque para aqueles que dirigem ou coordenam equipes de trabalho. O conteúdo aborda barreiras na comunicação, escuta ativa, assertividade e desafios para construir uma equipe de alto desempenho.

Inscrições até 19/6

Carga horária: 21h

 

 Temática: Gestão integrada

 

Business Intelligence para Gestores Públicos: Teoria e Prática

Próxima turma: 3 de agosto a 2 de setembro de 2020

Curso aplicado de BI com utilização da plataforma Microsoft Power BI. Aulas ocorrem em período noturno, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h.

O curso aplicado de “Business Intelligence para Gestores Públicos: Teoria e Prática” é um treinamento teórico e prático com o objetivo de preparar os servidores para concepção, gerenciamento, produção, manutenção e utilização de soluções de apoio a tomada de decisões desenvolvidas na plataforma Microsoft Power BI.

Inscrições até 19/6

Carga horária: 30h

 

Gestão Integrada na Administração Pública

Próxima turma: de 3 a 7 de agosto de 2020

Curso elaborado para servidores públicos federais em função de direção e assessoramento, a partir do nível de coordenador ou equivalente e membros de carreiras com atribuições de nível gerencial. 

Os objetivos de aprendizagem são debater o processo histórico de construção do papel do Estado enquanto organização responsável por ofertar bens e serviços à sociedade. Serão analisadas as características específicas das organizações que compõem o Estado; discussão a importância da transparência e da accountability como imperativos para a ação do Estado; Expor de forma crítica o conceito, as etapas e os tipos de políticas públicas; Discutir a importância e as especificidades do planejamento para o desempenho do Estado e das organizações que o compõem; Explicitar de forma analítica as ferramentas disponíveis no Brasil para a gestão das políticas públicas; Discutir a importância e a complexidade da gestão de pessoas para a ação do Estado, com ênfase na situação brasileira.

Inscrições até  29/6/2020

  

Temática: Ética e Compliance

 Compliance Anticorrupção em Empresas Estatais

Curso com duração de 21h, para servidores de empresas estatais que trabalham no desenho e implementação de programa de compliance.

Aulas: de 1º a 3/9/2020

Inscrições: 23/06 a 28/07/2020

 

Gestão e Apuração da Ética Pública

Os objetivos de aprendizagem são compreender a organização, bem como os mecanismos de funcionamento do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal; • Conhecer o Regramento de Conduta básico a que estão sujeitos os integrantes do alto escalão do Poder Executivo Federal; • Participar da organização e atuar no funcionamento da comissão de ética do próprio órgão ou entidade; • Compreender e aplicar os principais conceitos do rito processual de apuração ética; • Analisar e desenvolver a instauração de Procedimento Preliminar e Processo de Apuração Ética.

Curso com 21h, para servidores públicos integrantes das Comissões de Ética do Poder Executivo Federal (membros titulares, membros suplentes, secretários-executivos e representantes locais).

Aulas: de 21 a 23/7/2020

Inscrições até 6/6/2020

 

 Temática: Inovação no setor público

 Design Thinking

Os participantes terão oportunidade de discutir criatividade e a metodologia de design thinking, destacando o papel do solucionador de problemas de forma inovadora; identificar e aplicar as principais ferramentas e metodologias na prática do design thinking, por meio do repensar de processos e serviços; exercitar uma iniciativa empreendedora; reconhecer a importância e a arte de inovar dentro nas organizações.

Curso com 21h, para técnicos e dirigentes dos órgãos da Administração Pública Federal.

Aulas: de 5 a 7/8/2020

Inscrições até 21/6

 

Gestão de processos com foco em Inovação

O curso desenvolve conhecimentos sobre gestão de processos com foco no Business Process Management, gerenciamento de mudanças de processos e desempenhos corporativos.

Os objetivos de aprendizagem são conceituar a gestão de processos com foco no BPM; aplicar os princípios da análise de processos com foco no BPM; • Conduzir gerenciamentos de mudança de processos; • Identificar os principais níveis de processos em função da modelagem; • Aplicar os fundamentos do desenho de processos com foco no BPM; • Gerenciar desempenho de processos corporativos.

Aulas: de 8 a 10/7/2020

Inscrições até 10/6

 

Gestão e Difusão de Inovações no Setor Público

Curso com 14 horas, tem os objetivos de identificar a presença da inovação no setor público; mapear o processo decisório de inovação; identificar os fatores indutores e as barreiras à inovação.

Aulas: 18 a 21/8/2020

Inscrições até 30/6

 

Oficina Produtividade para Clareza, Propósito e Priorização de Tarefas

Oficina para orientar uso do tempo e priorização. Ao final da oficina, o participante será capaz de compreender, aplicar e valorizar conceitos de gestão de tempo relacionados ao alinhamento entre os pensamentos, ações e emoções; conhecer, compreender e aplicar a ferramenta de priorização Matriz de Eisenhower individualmente e coletivamente com vistas a ter clareza para tomar decisões. Curso com 8 horas.

Aulas: de 4 a 7/8/2020

Inscrições até 20/6/2020

 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap e MTR realizam evento do ciclo de palestras para certificação avançada em Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável

O evento “Novo PAC e seus desafios” aconteceu nesta sexta-feira (27/10), na sede da Enap, em Brasília, e foi transmitido pelo canal do Youtube da Escola

Publicado em:
26/10/2023
Enap lança rede de fomento à mentoria no setor público

Iniciativa já conta com multiplicadores em 11 órgãos. Estratégia é consolidar a cultura de mentoria.

Publicado em:
17/11/2022
Enap lança cartilha para multiplicar iniciativas de mentoria no setor público

Documento traz o passo a passo para órgãos públicos 

Publicado em:
26/10/2022
FronTend discutirá os impactos da blockchain no setor público

Parceria da Enap com a Microsoft traz a advogada Camila Rioja, precursora na junção do direito com a tecnologia 

Publicado em:
22/08/2022