Na agenda, também estão previstos eventos para altas lideranças do Poder Executivo

Como parte do compromisso da Enap de promover o desenvolvimento contínuo dos servidores públicos, estão abertas as inscrições para 37 cursos de curta duração exclusivos para servidores públicos. Esses cursos eram ofertados anteriormente na modalidade presencial e passarão para as salas de aulas virtuais. 

"A Enap se adapta a esse momento para continuar mantendo sua oferta de valor, adaptando seus serviços para essa circunstância de distanciamento social", disse o presidente da Enap, Diogo Costa, em mensagem dirigida recentemente aos servidores da escola. 

Em março, como parte das ações e medidas preventivas de combate à pandemia de Covid-19, a Enap suspendeu a realização de aulas e eventos presenciais. Com isso, foi feita a conversão dos cursos até então presenciais para a plataforma online, para garantir a saúde e segurança dos servidores e alunos sem prejudicar o calendário escolar.

Além disso, como parte das ações de desenvolvimento promovidas pela escola, estão previstos sete eventos no mês. São três edições do Fronteiras e Tendências, conversas exclusivas de temas relevantes para a alta liderança, e quatro edições do Café com Debate. Todos acontecerão de forma online. 

Público-alvo 

Os cursos de curta duração capacitam os servidores públicos para o desempenho de suas funções e processos transversais. Com isso, desenvolvem capacidades para que sejam protagonistas e atores de mudança e da inovação nas políticas públicas e nos serviços públicos exigidos pela sociedade. 

Qualquer servidor público federal pode se inscrever nos cursos regulares, mediante aprovação da chefia e sujeito à disponibilidade de vagas de acordo com o respectivo público-alvo.

 

1. Para quem quiser entender as contas públicas

Instrumentos de planejamento financeiro: PPA, LDO e LOA

Os alunos irão aprofundar seus conhecimentos no planejamento governamental, nos processos e etapas relacionadas a cada um dos instrumentos. Também irão desenvolver capacidades para avaliar a sistemática da dívida pública, os sistemas utilizados no processo orçamentário e analisar o ciclo orçamentário. 
Carga horária: 21 horas
Inscrições até 8 de maio (turma de junho)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas.  

Gestão de convênios para concedentes

Entenda a importância do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV)  como sistema gerenciador das transferências voluntárias da União. Entenda como divulgar adequadamente os objetos de convênios, as normas para formalização e como gerir a execução do convênio sob a ótica do concedente. Aprenda os processos para a prestação de contas e as principais recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU). 
Carga horária: 32 horas
Inscrições até 14 de maio. 

 

2. Como transformar a sua ideia em projetos e gerir seu portfólio 

Transformando ideias em projetos

Você irá aprender, na prática, como elaborar o canvas de um projeto de forma consistente e coerente, retratando as principais informações de um projeto. Entenda a diferença entre projetos, ações continuadas e planos de ação, como usar projetos como ferramenta estratégica, como delimitar o projeto e definir entregas, datas e orçamento e como fazer o pitch do seu projeto. 
Carga horária: 14 horas. 
Inscrições abertas até 12 de maio. 

Priorizando e selecionando projetos
Aprenda a selecionar projetos e fazer a gestão de portfólio, balancear a carteira de projetos e definir um painel de indicadores para monitoramento. Entenda a relação da gestão estratégica e da gestão de projetos, como gerenciar portfólio, programas e projetos. Como montar cestas estratégicas e utilizar método de análise multicritério para priorizar projetos. 
Carga horária: 14 horas. 
Inscrições até 17 de maio (turma de julho)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas. 

Dominando a gestão de projetos

Desenvolva habilidades para planejar, executar, encerrar, monitorar e controlar um projeto de qualquer porte e área por meio de ferramentas e técnicas. Aprenda a identificar as etapas da gestão de projetos e relacioná-las à estratégia organizacional, como selecionar a melhor abordagem de gestão (ágil, híbridas, guia PMBOK), defina a matriz de responsabilidades, riscos e planos de respostas. Como promover reuniões ágeis e relatórios de desempenho. 
Carga horária: 21 horas. 
Inscrições até 5 de maio (turma de maio)*
Inscrições até 10 de maio (turma de junho)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas. 

Pensamento ágil em projetos

Como desenvolver competências e habilidades para aplicar a mentalidade ágil em qualquer contexto e transformar um time convencional em um time ágil de gerenciamento de projetos. Entenda a gestão de projetos por abordagens ágeis,  framework scrum, papéis e responsabilidades e como planejar, executar, monitorar e revisar sprints. 
Carga horária: 14 horas. 
Inscrições a partir de 25 de maio (turma de agosto)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas. 

 

3. Para aprimorar o planejamento estratégico da sua instituição

Gestão da estratégia com BSC: O Balanced Scorecard (BSC) é uma excelente ferramenta para conectar missão e estratégia de uma organização. Por meio de metas e indicadores, orienta a organização a atingir os resultados desejados. Este curso é uma boa oportunidade para conhecer alguns elementos teórico-conceituais e instrumentais de planejamento estratégico e de gestão e para aprender como implementar o planejamento no cotidiano da sua organização. 
Carga horária:28 horas.
Inscrições até 13/05 e até 19/05 (turma IFSULDEMINAS)

Elaboração de indicadores de desempenho institucional 

Entenda como a visão estratégica evoluiu e como utilizá-la na sua instituição. Neste curso, você irá aprender a classificação e importância dos indicadores para avaliar e monitorar o desempenho institucional, conhecer os instrumentos para elaborar os indicadores e como construir um sistema de medição de desempenho. Estão previstas duas turmas, uma exclusiva para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), como parte do programa Enap em Rede. 
Carga horária: 35 horas.
Inscrições até 8 de maio (turma IFPB) e até 13 de maio (turma aberta). 

 

4. Para entender o universo das compras públicas 

Gestão de riscos nas contratações públicas

Quais são as vantagens e desafios para implementar a gestão de riscos nas contratações públicas? Conheça as principais normas internacionais que regulamentam a gestão de riscos no mundo; entenda o papel da governança corporativa e aprenda aplicar as principais ferramentas administrativas para identificar, analisar, avaliar e mitigar riscos. 
Carga horária: 21 horas
Inscrições até 20 de maio.

Gestão e fiscalização de contratos administrativos

Neste curso, você irá aprender a realizar uma gestão eficiente, eficaz e efetiva do contrato administrativo e como adotar procedimentos preventivos para evitar a responsabilidade subsidiária da administração. Conheça os elementos essenciais do contrato administrativo, aprenda a analisar as alterações contratuais e aplicar as técnicas de fiscalização. Diferencie os papéis de gestor e fiscal de contrato e compreenda a aplicação de penalidades. 
Carga horária: 28 horas
Inscrições a partir de 16 de junho (turma de agosto)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas. 

Elaboração de Termos de Referência para contratação de bens e serviços

Você sabe quais são os elementos mínimos de um termo de referência?

O termo de referência é a base para qualquer licitação, elaborado a partir de estudos técnicos, e que esclarece aquilo que realmente precisa e define o que deve ser contratado e como deve ser executado. E se elaborar um TR ainda é um desafio, não perca a oportunidade de se inscrever neste curso! 
Carga horária:: 14 horas
Inscrições até 7 de maio.

 

5. Como utilizar BI nas suas decisões 

Business Intelligence para gestores públicos: teoria e prática

Desenhado para quem quer aprofundar seus conhecimentos em BI com a utilização da plataforma Microsoft Power BI. O curso é um treinamento teórico e prático para preparar o servidor para a concepção, gerenciamento, produção, manutenção e utilização de soluções de apoio à tomada de decisões. 
Carga horária: 30 horas
Inscrições a partir de 25 de maio (turma de agosto)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas. 

 

6. Por dentro do Excel

Excel Descomplicado

O objetivo deste curso é proporcionar o desenvolvimento de profissionais capazes de identificar, interpretar e formular soluções para as demandas que envolvam o uso de planilhas eletrônicas para ordenar e analisar dados e extrair informações, agregando conhecimentos práticos no uso do Microsoft Excel e habilitando-o a exercer as atividades com mais rapidez, precisão e eficiência.
Carga horária: 20h
Inscrições para a turma de maio: encerradas
Novas turmas em breve. 

Mergulhando no Excel

Desenhado para facilitar a criação, o desenvolvimento de fórmulas avançadas e relatórios profissionais. Com esse curso, você será capaz de identificar, interpretar e formular soluções para demandas que envolvam o uso de planilhas eletrônicas para analisar dados e extrair informações de forma rápida, precisa e eficiente. 

Aprenda a usar funções aninhadas para cálculos mais complexos, conheça os novos recursos; aprenda a criar painéis de visualização e filtragem avançada por meio de tabela dinâmica; utilize formatação condicional e validação de dados; funções matriciais, automatização de cálculos específicos; autofiltro avançado e segmentação de dados; e, também, aprenda a efetuar cálculos específicos para datas e hora.  
Carga horária: 20 horas
Inscrições até 25 de maio. Serão ofertadas duas turmas em maio: matutina (inscrições encerradas) e noturna.

 

7. Outros temas (Direito, Melhoria de Processos, Gestão de Pessoas)

Teoria e prática do Direito na Administração Pública

Tem o objetivo de levar os alunos a compreenderem a importância e implicações do Direito em seu cotidiano de trabalho, através de argumentos teóricos, exemplos práticos, ilustrativos e estudos de caso.
Carga horária: 35 horas
Inscrições até 10 de maio

Análise e melhoria de Processos

Os objetivos de aprendizagem são reconhecer a importância e a relação da gestão de processos com a política pública de gestão do Governo federal; identificar as vantagens e desafios da implantação da gestão por processos; identificar o perfil necessário ao gestor e membros da equipe na implantação da gestão por processos; aplicar o método de gerenciamento de processos.
Carga horária: 35 horas
Inscrições até 6 de maio

Planejamento das ações de capacitação com base em competências

Levará os participantes a elaborarem o planejamento das ações de capacitação, utilizando os métodos e as técnicas aplicados ao mapeamento de competências, visando a construção das trilhas de aprendizagem.
Carga horária: 21 horas
Inscrições até 22 de maio 

Relação de cursos de curta duração com inscrições abertas - Exclusivos para servidores públicos federais, estaduais e municipais:

N

Curso

Próximas turmas

Inscrições

1

Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo

06/07/2020 - 09/07/2020

Até 1º/06

2

Análise e Melhoria de Processos

04/05/2020 - 08/05/2020 (turma 1)

01/06/2020 - 05/06/2020 (turma 2)

Até 06/05/2020

3

Business Intelligence para Gestores Públicos: Teoria e Prática

25/05/2020 - 24/06/2020

Em breve

4

Compliance Anticorrupção em Empresas Estatais

29/06/2020 - 01/07/2020

Até 25/05/2020

5

Contabilidade Básica Aplicada ao Setor Público

02/06/2020 - 09/06/2020

Até 22/05/2020

6

Contabilidade com Foco na Gestão da Informação Contábil

24/06/2020 - 01/07/2020

Até 20/05/2020

7

Contabilidade com Foco na Gestão do Patrimônio Público

03/06/2020 - 10/06/2020

Até 20/05/2020

8

Design Thinking

05/08/2020 - 07/08/2020

A partir de 27/05/2020

9

Dominando a Gestão de Projetos

13/05/2020 - 15/05/2020 (turma 2)

24/06/2020 - 26/06/2020 (turma 3)

Até 05/05/2020 (turma 1) e até 10/05 (turma 2)

10

Elaboração de Editais para Aquisições no Setor Público

08/06/2020 - 09/06/2020 (exclusiva DNIT)

Até 08/06/2020

11

Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

25/05/2020 - 29/05/2020

Até 13/05/2020

12

Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços

12/05/2020 - 15/05/2020

Até 07/05/2020

13

Excel Descomplicado

11/05/2020 - 15/05/2020

Em breve

14

Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia

22/06/2020 - 26/06/2020

Até 29/05/2020

15

Gestão da Estratégia com BSC

16/06/2020 - 19/06/2020

Até 13/5

16

Gestão de Convênios para Concedentes

18/05/2020 - 22/05/2020

Até 14/05/2020

17

Gestão de Processos com Foco em Inovação

22/06/2020 - 24/06/2020 (exclusiva DNIT)

Até 08/05/2020

18

Gestão de Riscos nas Contratações Públicas

25/05/2020 - 29/05/2020

Até 20/05/2020

19

Gestão e Apuração da Ética Pública

09/06/2020 - 11/06/2020 (exclusiva PR)

23/06/2020 - 25/06/2020 (exclusiva PR)

Até 15/05/2020 (turma 1) e até 22/05/2020 (turma 2)

20

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos

05/05/2020 - 08/05/2020

Inscrições encerradas

21

Gestão Orçamentária e Financeira - Visão Geral

30/06/2020 - 02/07/2020 (turma 2)

Até 26/05/2020

22

Instrumentos de Planejamento Financeiro: PPA, LDO e LOA

22/06/2020 - 24/06/2020 (turma 2)

Até 08/05/2020 (turma 2)

23

Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Novo Regime Fiscal (NRF)

08/07/2020 - 09/07/2020

Até 24/05/2020

24

Liderança como Essência da Gestão

29/06/2020 - 07/07/2020

Até 16/05/2020

25

Mergulhando no Excel

25/05/2020 - 29/05/2020

Até 22/05/2020

26

Mergulhando no Excel

25/05/2020 - 29/05/2020

Até 22/05/2020

27

Oficina Produtividade para Clareza, Propósito e Priorização de Tarefas

04/08/2020 - 07/08/2020

A partir de 26/05/2020

28

Pensamento Ágil em Projetos

18/05/2020 - 19/05/2020

Até 10/05/2020

29

Planejamento das Ações de Capacitação com base em Competências

01/06/2020 - 09/06/2020

Até 22/05/2020

30

Planejamento das Ações de Capacitação com base em competências

01/06/2020 - 09/06/2020

Até 22/05/2020

31

Práticas na Execução Orçamentária e Financeira

06/07/2020 - 10/07/2020

Até 22/05/2020

32

Priorizando e Selecionando Projetos

01/07/2020 - 02/07/2020

Até 17/05/2020

33

Processo Legislativo Orçamentário - Orçamento Impositivo

01/07/2020 - 03/07/2020

Até 27/05/2020

34

Relações Interpessoais e Feedback

08/06/2020 - 16/06/2020

Até 22/05/2020

35

Teoria e Prática do Direito na Administração Pública

25/05/2020 - 28/05/2020

Até 10/05/2020

36

Tesouro Gerencial

04/08/2020 - 06/08/2020 (exclusiva DNIT)

A partir de 25/05/2020

37

Transformando Ideias em Projetos

11/05/2020 - 12/05/2020 (turma 1)

22/06/2020 - 23/06/2020 (turma 2)

Até 05/05/2020 (turma 1) e até 08/05 (turma 2)

Obs: informações atualizadas até 5 de maio. Consulte as informações atualizadas na busca de cursos e eventos do portal.  

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Divulgadas regras para ingresso nos mestrados profissionais da Enap em 2022

Ao todo são 50 vagas para servidores, com duração de dois anos. As inscrições vão de 15 de agosto a 3 de novembro de 2022.

Publicado em:
19/06/2022
Capacitação aumenta chance de promoção

Depois de completar uma formação, servidor tem mais possibilidade de ocupar cargo melhor e aumentar remuneração, segundo estudo

Publicado em:
19/06/2022
Escola Virtual de Governo chega a 1 milhão de alunos com certificados

Plataforma gratuita mantida pela Enap tem mais de 300 cursos disponíveis 

Publicado em:
17/04/2022
Inscrições abertas para certificação avançada em políticas públicas

Servidor poderá usar licença capacitação para cursar a certificação. Inscrições vão até 21 de março

Publicado em:
21/02/2022