Formação acontece em abril; inscrições até 4 de março

 

Estão abertas as inscrições para a formação de facilitadores em inovação social. O curso tem como foco os servidores públicos federais que atuam em projetos de inovação social e que, de preferência, já tenham atuado previamente com facilitação de oficinas. A formação é presencial e acontece de 27 a 30 de abril, na Enap. 


Os interessados devem se inscrever até 4 de março, pelo Portal da Enap. Serão 24 horas teóricas e 16 horas de experiência prática em projetos de transformação governamental da Enap, a serem realizadas ao longo de 2020.

Essa formação integra o Enap Transforma, programa de formação de facilitadores que visa formar uma rede de servidores públicos capazes de atuar em processos de construção colaborativa em projetos de transformação governamental. A formação de facilitadores engloba diversas temáticas, como: ferramentas e técnicas de facilitação, planejamento estratégico, métodos ágeis, design de serviços, pensamento visual e inovação social. 

Após completarem os módulos teórico e prático, os participantes estão aptos a atuar como facilitadores em seus órgãos de origem e poderão atuar como facilitadores em projetos da Coordenação-Geral de Serviços de Transformação Governamental (CGGOV), da Diretoria de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap. 


Transformação governamental

Os projetos de transformação governamental são desenvolvidos pela Enap, em parceria com outros órgãos de governo, com o objetivo de encontrar soluções para desafios públicos e para o desenvolvimento institucional de organizações públicas. 

As soluções são construídas em oficinas de transformação governamental, eventos de aprendizagem com base em problemas que desenvolvem competências dos participantes ao mesmo tempo em que apoiam os órgãos parceiros a encontrar colaborativamente respostas para  problemas públicos.


Sobre o professor

Bruno Rizardi é designer, especialista em design thinking e em gestão de projetos. Trabalhou com desenvolvimento de aplicativos em startups, formações para empreendedores e consultoria para organizações civis. A partir do design, desenvolveu métodos de formulação de políticas públicas para o Governo do Estado do Ceará, Ministério da Educação e para o GNOVA - Laboratório de Inovação do Governo federal. É autor do “Manual de Design Thinking para Inovação Social”. 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

As desigualdades raciais no serviço público são tema de evento que analisa dados

Enap promove desafio colaborativo de dados para participantes analisarem o que os números do Infogov revelam. Inscrições abertas!

Publicado em:
09/10/2023
Enap celebra conclusão de curso inédito de liderança para pessoas negras

Foram cinco dias de reflexões e atividades voltadas ao autoconhecimento e ao reconhecimento de líderes em novos espaços

Publicado em:
03/07/2023
Diversidade é tema da aula inaugural da nova turma do Onboarding

Com a quinta turma em andamento, as inscrições já estão abertas para a próxima, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de junho

Publicado em:
28/05/2023
Enap e BID firmam parceria para capacitação de servidores

Instituições farão intercâmbio entre plataformas de ensino e ações de fortalecimento de programas de inovação 

Publicado em:
05/10/2022