Serão 40 vagas, com inscrições até 04 de outubro; a imersão será total e as aulas vão de 16/11 a 15/12

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) abre as as inscrições para mais uma turma do Coding Bootcamp, com foco em machine learning. Podem se inscrever servidores públicos federais de nível superior que atuam diretamente ou pretendem atuar na temática do curso até 04 de outubro

O Coding Bootcamp é uma formação intensiva e imersiva no mundo da programação, ofertado no formato licença-capacitação. O curso acontece  de 16 de novembro a 15 de dezembro, com aulas de 8h às 12h e 14h30 às 17h30, em um total de 130 horas de carga horária, exigindo dedicação integral. Os alunos irão aprender fundamentos de programação em machine learning e a identificar e aplicar as melhores técnicas para solução de problemas por meio de aprendizagem de máquinas. 

Ao fim da formação, o aluno terá condições de identificar oportunidades de uso, como aplicar técnicas para descobrir padrões em seus próprios dados, construir modelos preditivos para estimar alguma variável de interesse e melhorar a compreensão de dados para apoio à decisão e otimização de resultados. 

Processo seletivo

Diferente das turmas de Coding bootcamp já ofertadas, esta oferta terá como pré-requisitos o conhecimento básico de inglês para leitura de textos técnicos e a experiência inicial com a linguagem de programação python e a biblioteca para ciência de dados pandas. 

Outra novidade é que, no ato da inscrição, o candidato deverá anexar um mini-projeto de aplicação, a partir de um roteiro pré-definido. Por fim, o candidato deverá realizar teste de conhecimento em phyton e em banco de dados (em inglês), que avaliará competências prévias.  A duração do teste é estimada em 1h30. Para se preparar para o teste, há dois micro-cursos (4h) sobre phthon e pandas disponíveis na plataforma Kaggle 

Docentes

Os professores já são conhecidos da Enap e dos egressos das turmas anteriores. 

  • Erick Muzart Fonseca dos Santos: auditor e cientista de dados do TCU e um dos fundadores do grupo de estudo em DL de Brasília. Foi instrutor em mais de dez cursos presenciais e a distância no TCU, Enap e ESPMU. 
  • Fernando Luiz Brito de Melo: cientista de dados do Senado Federal e instrutor de pelo menos oito cursos de machine learning e deep learning, ministrados presencialmente no Centro de Treinamento ISC-TCU e remotamente pela Enap, MPU e TCU. 

Cronograma:

  • Inscrições: de 16 a 04 de outubro. É necessário anexar mini-projeto de aplicação
  • Teste de conhecimento: a partir de 06 de outubro. Deverá ser concluído até 10 de outubro 
  • Divulgação dos candidatos selecionados: 13 de outubro
  • Pré-matrícula: de 13 a 17 de novembro
  • Oferta do curso: de 16 de novembro a 15 de dezembro

Confira informações sobre plano de aula, bibliografia recomendada, metodologia e processo de avaliação na página do curso. (dar link)

Saiba mais

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Confira a lista de aprovados na 3ª turma do Coding Bootcamp

Selecionados aprenderão a programar e construir uma aplicação digital funcional da concepção à implantação  

Publicado em:
15/08/2021
Começa a segunda turma do Coding bootcamp 

Depois de processo seletivo com 531 inscritos, a nova turma vem com 41 participantes

Publicado em:
19/10/2020
Começaram as aulas do primeiro bootcamp de programação para servidores públicos 

Iniciativa pioneira da Enap tem 40 alunos de 23 órgãos públicos federais

Publicado em:
09/08/2020