Maratona sobre educação e construção de soluções blockchain na web3 convida participantes a construir soluções criativas na gestão do Tesouro Nacional

Na busca pela construção de soluções para seus desafios, estão abertas as inscrições para o  Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional, uma maratona sobre educação e construção de soluções blockchain na Web3. A premiação total é de R$138 mil e as inscrições seguem até o dia 16 de novembro. A iniciativa é do Tesouro Nacional, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)  

O Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional é um evento aberto ao público e destinado a qualquer indivíduo que se interessa em contribuir com a resolução de problemas do mundo real, por meio da tecnologia web3. Estão convidados a participar indivíduos com diferentes expertises - programadores, advogados, engenheiros, experts na indústria financeira e outros. 

Esse é um desafio para participação em equipe: no mínimo duas e no máximo 10 pessoas. Contudo, a inscrição é individual e será oportunizado um momento durante o desafio para a formação de equipes. 

No dia 17 de novembro começa oficialmente o evento, que será totalmente remoto. Os participantes contarão com suporte contínuo para o desenvolvimento de suas soluções e para tirarem dúvidas. É uma oportunidade única de aprender e criar a partir da colaboração de diferentes agentes e pontos de vista. A atividade terminará com a apresentação das soluções premiadas no dia 11 de dezembro.

O Hackathon Web3 tem como um dos objetivos fomentar a educação sobre o tema da Web3 e estimular a co-criação de soluções para desafios da administração pública federal. Por isso, durante todo o período de inscrições serão realizados workshops de conteúdo e de programação - abertos ao público e gratuitos.

Os desafios

As equipes podem apresentar soluções para um ou mais dos cinco desafios descritos abaixo. O detalhamento de cada um deles pode ser conferido no edital do evento.

Segmento Varejo - (G2C) Governo a Cidadão

  • Desafio  1:  Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados para aplicações em: tesouro direto e mercado secundário. Com a finalidade de incentivar a massificação, adoção e uso dos títulos, por investidores no Brasil e/ou no exterior, prestigiando fácil acesso e a usabilidade das ferramentas.

Segmento Parceiros Institucionais - (G2B e G2G) Governo a Empresa e Governo a Governo 

  • Desafio 2 (G2B) Governo a Empresa: Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados (e.g. Formação de Garantias) para aplicações em: ofertas públicas (i.e. leilão) e mercado secundário. Com a finalidade de gerar novas oportunidades e serviços que impactem positivamente as oportunidades para as empresas envolvendo os títulos do tesouro.
  • Desafio 3 (G2G) Governo a Governo: Desenvolvimento de tecnologias para caso de uso de tokenização de transferências especiais (i.e. repasse de recursos para estados e municípios) para promover otimização, transparência e rastreabilidade.

Segmento Infraestrutura Tecnológica (Processos Internos e Interoperabilidade)

  • Desafio 4:  Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso de automação de monitoramento, controle e precificação online de títulos públicos (e.g. oráculos).
  • Desafio 5: Teses, standards e oportunidades relacionados à interoperabilidade com o Sistema de Registro e Controle da STN, entre soluções da web2, web3 e DREX.

O resultado final será revelado no dia 11 de dezembro e terá premiações no total de  R$138 mil. 

 

Saiba mais na Plataforma Desafios

Se inscreva já!

 

Conteúdo relacionado

Enap apoia construção de plano de trabalho da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Oficinas auxiliam planejamento de ações para alavancar exportações paraenses, considerando futuros desejáveis, problemas e potencialidades do estado

Publicado em:
01/02/2024
Enap avalia processos de construção de propostas do Plano Plurianual 2024-2027

Escola, em parceria com o MPO, promoveu entre março e junho de 2023 oficinas com ministérios para proposição do PPA

Publicado em:
18/01/2024
Cerimônia marca entrega de premiação do XXVIII Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas

Evento reconheceu vencedores e menções honrosas em categorias que destacam pesquisa e práticas eficazes no setor

Publicado em:
12/12/2023
Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional anuncia os vencedores

Evento promoveu maratona educacional e de desenvolvimento de soluções na Web3 para os desafios de inovação relacionados ao Tesouro Nacional

Publicado em:
10/12/2023