Público prioritário são profissionais que acabaram de assumir cargos comissionados executivos

Integração e socialização organizacional. Esse é o significado do termo “onboarding”, utilizado na área de gestão de pessoas e que está dando nome ao mais novo programa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo da iniciativa é acelerar a capacidade de atuação de profissionais recém-nomeados no governo federal para enfrentar os desafios do setor público - especialmente os que ocupam cargos de direção e assessoramento superiores (DAS 4 a 6, CCE 13 a 18 e equivalentes). O lançamento contou com palestra da professora e curadora do programa, Gabriela Lotta, na manhã desta quarta (01/03). 

O tema da apresentação foi “Estado transformador: o papel dos servidores públicos na reconstrução da administração pública federal”. Gabriela ressaltou que uma das coisas mais importantes que podem ser feitas para ajudar nesse processo de reconstrução do Estado brasileiro é acolher as pessoas que vão liderar esse processo: subsidiando com informações, elementos que ajudem a trilhar esse ‘caminho das pedras’ da entrada no serviço público. 

“Não adianta nada ter um Estado que no papel é lindo, se na prática não temos servidores valorizados, motivados, engajados, bem informados e que pensem no seu papel como um elemento fundamental para esse processo de transformação”, pontuou Lotta. Além de curadora do Onboarding, ela é considerada pela organização Apolitical uma das acadêmicas mais influentes na área governamental. É doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição onde atua como pesquisadora em Administração Pública e Governo. 

Quem também esteve presente no lançamento do programa foi a secretária executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cristina Kiomi Mori. “Enxergo esse esforço da Enap como muito relevante para todos que estão chegando no governo federal: quem já esteve em outros governos, esferas ou está entrando no setor público pela primeira vez. Espero que cada profissional participante possa se apropriar e acelerar a curva de aprendizagem que é necessária para, nos próximos anos, fortalecer as capacidades estatais brasileiras para que as políticas públicas sejam de fato efetivas”, reforçou a secretária executiva.

Inscrições

As inscrições para as turmas 1 e 2 já podem ser realizadas. Nos dois casos, as aulas acontecerão na semana de 27 a 31 de março de 2023. A diferença será o turno ofertado: os profissionais interessados podem se inscrever para o período da manhã (9h às 12h) ou da noite (19h às 22h).

A ideia do programa “Onboarding na Administração Pública Federal” é acelerar a capacidade de atuação das novas lideranças no governo federal, com conhecimentos, práticas e ferramentas essenciais da gestão pública. Entre essas competências estão incluídas as transversais e de liderança; tendências e temas estratégicos. As soluções metodológicas são baseadas em dados, cocriação e design centrado no ser humano, com o objetivo de gerar mais e melhores resultados para a sociedade. 

Para essas turmas serão ofertados cinco módulos de conhecimentos, entre estrutura da administração pública, atos normativos, orçamento e competências das lideranças.

O formato do Onboarding foi testado em projeto-piloto realizado em fevereiro, com a participação de titulares das Secretarias-Executivas da Esplanada.

Serviço

Programa “Onboarding na Administração Pública Federal”
Inscrições: aqui
Período das aulas: 27 a 31 de março de 2023
Horários: manhã (9h às 12h) ou noite (19h às 22h)
Local: Enap, Brasília (DF)
Temas:
- Estruturas da Administração Pública Federal/ módulo I
- Ciclo de políticas públicas: como colocar o governo em ação/ módulo II
- Desvendando o planejamento e o orçamento público/ módulo III
- Atos normativos e controle - Normas e controle que influenciam a sua tomada de decisão/ módulo IV
- A prática e as competências de liderança/ módulo V
Mais informações: http://enap.gov.br/pt/servicos/onboarding

Conteúdo relacionado

Terceira edição do LideraGOV forma alunos de 35 instituições públicas

Os 50 formandos atuam em 10 estados e no Distrito Federal

Publicado em:
07/12/2023
MGI e Enap celebram parceria para capacitação de conselheiros e conselheiras nas empresas públicas

Cooperação inédita trará impactos positivos na governança corporativa

Publicado em:
05/12/2023
Diversidade é tema da aula inaugural da nova turma do Onboarding

Com a quinta turma em andamento, as inscrições já estão abertas para a próxima, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de junho

Publicado em:
28/05/2023
MBA em Governança e Controle da Regulação começa com palestra internacional 

Com carga horária de 360 horas, as aulas acontecerão até março de 2024 para alunos que trabalham com o tema. 

Publicado em:
13/03/2023