Weslley Rodrigues, aluno do mestrado, compartilha desafios e alegrias da formação profissional da Enap

O que torna algumas políticas públicas eficientes e outras, não tanto assim? Que fatores interferem em uma política pública bem-sucedida? “É desafiador entender o quão complexo é definir objetivos e metas de uma política e compreender a importância de acompanhar e corrigir tempestivamente”. Quem afirma é Weslley Rodrigues, aluno da 1ª turma de mestrado profissional em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da Enap. 

Analista do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ele aponta a complexidade de, após a implementação e resultados, entender, avaliar e  tentar aplicar aquele caso de sucesso ou os ajustes necessários em outras políticas públicas para atingir a finalidade maior de uma política pública: “prestar um serviço público de qualidade para o Estado brasileiro e resolver os problemas da nossa sociedade”. 

Para Weslley, a participação no mestrado é algo que necessita de paixão e dedicação. “O conhecimento construído cada dia, paulatinamente, tempestivamente, vai ajustando nossas lentes (frase certeira da Profª Rosana Boullosa) e nos dando uma visão mais clara das políticas públicas, seus sistemas e avaliações, e do propósito da minha atuação nesse complexo universo de gerir e servir ao próximo e ao país”, declara. 

Nesta entrevista ele conta as motivações e os obstáculos que teve que superar para participar do processo seletivo do mestrado. E também dá dicas sobre sua preparação e relata como o conhecimento aprendido está sendo aplicado em prol do serviço público brasileiro. “O tempo inteiro somos desafiados: a pensar diferente, evoluir, melhorar, a mudar nossas lentes e enxergar as coisas sem viés”. 

Quais as motivações para você se inscrever no mestrado da Enap?

Antes mesmo de atuar na Enap [Wesley é analista do Ministério da Justiça e Segurança Pública em exercício na escola],  meu objetivo de aprofundar o conhecimento na área de políticas públicas estava delineado. A Escola é um ambiente diferenciado no serviço público brasileiro e certamente produziu um programa de mestrado consistente e recheado de excelência. Esse contexto foi a minha maior motivação e tenho a oportunidade valorosa de estudar e trabalhar na Enap.

Como você se preparou para o processo seletivo? Quais dicas você daria para quem está pensando em entrar agora?

O processo seletivo do programa de mestrado da Enap é um desafio que precisa ser encarado com seriedade e determinação. A leitura das bibliografias e o apoio e conselho de pessoas que já passaram pelo processo de seleção de um mestrado (nesse ponto fui um felizardo por estar em um ambiente com acadêmicos e servidores fantásticos) são essenciais.

A dica aqui é a leitura atenta de toda a bibliografia indicada no edital de seleção e dedicação no pré-projeto. Apresentei o meu a colegas seletos que me deram dicas (e broncas) valiosas. Se foi difícil entrar? Sim, foi um grande desafio que valeu muito. Emoções a cada etapa e, ao final, a torcida e o desafio posto. O apoio da família foi fundamental.

Quais as principais dificuldades que você enfrenta ao longo do curso? Como consegue superá-las?

A minha turma é a primeira do mestrado profissional em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. Tivemos apenas um encontro presencial, pois devido ao momento delicado pelo qual estamos passando, nosso curso passou, durante este tempo, a ser transmitido ao vivo pela internet.

Conciliar o cuidado com as crianças, trabalho com a oferta dos cursos que cuido na Escola, também virtuais, atenção aos familiares e amigos e mestrado (neste ponto já se sabe que não virá um “easy”), não é fácil, mas possível. A turma é engajada e integrada pelos meios que temos, assim como os professores têm se dedicado muito para nos ofertar o melhor conhecimento. Agradeço pelos docentes e Escola que temos.

Conte-nos sobre suas perspectivas futuras. Em que medida o mestrado deve contribuir para o seu aprimoramento profissional?

O futuro é ampliar ainda mais o horizonte do conhecimento, doutorado, e aplicar, com muito afinco e engajamento, o aprendizado acumulado em prol gestão pública brasileira.

Fazer a diferença na vida daqueles que, nos incluo, o Estado tem o dever de zelar e cuidar com a consciência formada de que políticas públicas de qualidade representam a melhoria da qualidade de vida no nosso país.

A atuação no poder Legislativo, nas análises e comissões, é uma meta que, creio, o mestrado irá contribuir para que possa servir, também, nessa área.

Conteúdo relacionado

Começa 3ª turma do MBA mais tradicional da Enap, com formato inédito mais inclusivo

Projeto-piloto de acessibilidade inclui servidores públicos com deficiência visual, auditiva, física e com transtorno do espectro autista 

Publicado em:
22/01/2024
Confira o resultado final da seleção 2023 para mestrados e doutorado da Enap

Os dois processos seletivos ocorreram simultaneamente e foram aprovados 60 candidatos

Publicado em:
16/11/2023
Seis vagas estão abertas para servidores estrangeiros nos cursos de mestrado e doutorado

Candidatos precisam apresentar proficiência em português e inglês e disponibilidade para moradia em Brasília durante o curso

Publicado em:
20/09/2023
Mestrado e doutorado: conheça as regras do processo seletivo 2023

A prova de conhecimentos gerais volta a ser realizada pela Enap e incluirá questões de conhecimento na língua inglesa

Publicado em:
21/05/2023