Conheça os resultados de estudo conduzido pela Enap com apoio do Ministério da Economia 

 

O projeto, liderado pelo GnovaLab da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), conta com o apoio da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia por meio da equipe do LA-BORA.gov. O alvo são servidores da administração pública federal no Brasil. O objetivo é resolver a seguinte questão: Como podemos aumentar o engajamento dos servidores públicos da administração pública federal brasileira? 

Foram seis meses de imersão no tema, com a participação de nove servidores públicos que tinham, em comum,vontade de aprender, coragem de contribuir para uma administração pública melhor, uma chefia que apoiou e apostou nessa formação na prática. Foram ouvidos 13 especialistas em gestão de pessoas, realizadas 23 oficinas, 22 entrevistas de design etnográfico, 12 pré-testes para a pesquisa com vinhetas, 15 entrevistas de teste de protótipos e 77 questionários aplicados.

 

Trabalhar em projeto relevante é essencial para o engajamento e a produtividade

O estudo apontou os principais erros a serem evitados: descuidar do equilíbrio entre produtividade e bem-estar individual, colocar pessoas despreparadas em postos-chave, interromper processos, ações ou projetos sem ouvir a equipe responsável, sem conhecer o histórico de desenvolvimento e sem analisar os dados sobre os resultados gerados.

E o que pode ser feito? estimular o protagonismo e criar espaços de reconhecimento para as equipes. O servidor desengajado quer se movimentar. Por que não fazer isso de forma intencional?

No teste de vinhetas, o que mais afetou positivamente o engajamento e a produtividade foi a manutenção de projeto relevante

 

Experiência transformadora

Marne Melo é servidora pública que participou como residente do projeto, o que significa que “conheceu a cozinha do GNova”, como ela mesma define. “A experiência foi transformadora, colocou-me diante de inúmeras outras perspectivas sobre formas de trabalhar em equipe e de construção de abordagens inovadoras”, diz Marne.

Ela afirma que os aprendizados foram sobre os aspectos relacionais, de interação com outras pessoas e profissionais de dentro e fora do GNova, observando o time. “Aprendi sobre a importância de conciliar as entregas no trabalho com bem-estar pessoal e qualidade de vida, o que diz respeito à essência do que é ser engajado”, afirma. Ela acredita que há um ganho para o servidor que participar desse tipo de projeto.  Já que se insere no perfil profissional que o mundo atualmente está precisando.

Os resultados estão consolidados no painel “Engajamento no trabalho no Poder Executivo Federal”. Nele, há links e conteúdos digitais e interativos, história em quadrinhos, frames com as descobertas do estudo, apresentação que traz a visão sistêmica sobre o tema e detalhamento dos resultados dos testes. Há ainda um artigo sobre a agenda para pesquisas futuras . Afinal, engajamento é um tema  com escassos estudos no Brasil. Na administração pública esse número é bem menor.