Servidores públicos mostram como soluções inovadoras podem melhorar a prestação do serviço ao cidadão

Boas práticas e expectativas com as novas tecnologias que estão por vir marcaram as últimas apresentações no Palco Holofote, em Brasília, na tarde desta terça-feira (9), no segundo dia de atividades da Semana de Inovação 2022. Especialistas em atuação no governo federal mostraram como soluções inovadoras podem contribuir para a melhoria na prestação de serviço.

No painel O Poder da inovação do 5G, o superintendente executivo da Anatel, Abraão Balbino e Silva, afirmou que a nova tecnologia de transmissão de dados permitirá um conjunto de soluções extremamente inovadoras. “Coisas que talvez a gente só veja em filmes de ficção científica.” Segundo Balbino e Silva, nos próximos anos, veremos o surgimento de uma nova realidade, com delivery por drones, cirurgias remotas com o uso da telemedicina e chamada holográfica. “As inovações surgem a partir do empreendedorismo de um conjunto de pessoas que vão se utilizar dessa infraestrutura. O 5G é uma linha de chegada, e temos uma grande linha de partida para oferecer serviços melhores ao cidadão”, afirmou.

Everton Macêdo, do Ministério da Saúde, salientou a importância do uso de ferramenta de coleta de dados no Programa Nacional de Gestão de Custos para conseguir gerir da melhor forma os recursos públicos.  

Lucas Achaval Silva, consultor técnico da Organização Panamericana da Saúde no Departamento de Saúde Ambiental da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), falou sobre o plano de segurança da água e a necessidade de o serviço ter um preço acessível para comunidades vulneráveis, durante o painel Apoio à elaboração de planos de segurança da água. A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um Plano de Segurança da Água para ajudar os países a melhorarem sua segurança hídrica. O plano é adaptável e pode ser usado com outras tecnologias para criar um sistema mais eficiente. Silva lembrou uma alteração recente na legislação que  pode reduzir custos com aumento de segurança. Isso ajudará a garantir que o plano seja implementado de forma mais ampla e que o Brasil se torne líder mundial em segurança hídrica. 

Por fim, a especialista em regulação de aviação civil Juliana Moraes de Souza, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apresentou um modelo canvas para gestão de projetos na administração pública. “O importante é estimular processos participativos. Estudos identificam isso com muita clareza, quanto antes a gente começa a estimulação de processo participativos, maior a chance de engajamento e participação”, disse.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega à 8ª edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.

Conteúdo relacionado

GNpapo presencial está de volta e discute projetos de experimentação

O evento acontece na sede da Enap em Brasília e é aberto ao público em geral

Publicado em:
21/09/2022
Banco de perfis busca profissionais de 10 áreas temáticas

Cadastro é uma oportunidade de ser indicado para  cargos de liderança e pode ser feito a qualquer tempo pelo portal da Enap. 

Publicado em:
21/09/2022
Certificação avançada em infraestrutura oferece 60 vagas

Programa é oportunidade para uso da licença capacitação, com aulas remotas e ao vivo. 

Publicado em:
15/09/2022
Aberta chamada pública para avaliadores do 26º Concurso Inovação

A participação como avaliador será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada

Publicado em:
04/09/2022