Nesta terça-feira (4) foi publicada a primeira lista de convocação para os cursos de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O curso de formação é uma fase obrigatória, eliminatória e classificatória para nove cargos.
Os 2.305 candidatos convocados para os cursos de formação devem acessar a Área do Candidato no site oficial do CPNU e confirmar a participação até as 23h59 desta quarta-feira (5).
A Enap promoverá os cursos de formação de cinco carreiras específicas:
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG): 580h;
- Analista de Comércio Exterior (ACE): 380h;
- Analista em Tecnologia da Informação (ATI): 440h;
- Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS): 440h;
- Analista de Infraestrutura (AIE): 440h.
A ausência de confirmação no sistema implica a eliminação automática do candidato tanto para o cargo convocado quanto para aqueles indicados como de menor preferência no momento da inscrição. No entanto, a pessoa segue concorrendo para os cargos apontados como de maior preferência.
Caso o candidato seja chamado para o curso de formação da terceira opção no dia 4 de fevereiro, por exemplo, e confirmar sua participação, contudo, ele também continua na disputa das vagas da sua primeira e segunda opções e pode ser chamado nas listas do dia 11 ou 18, caso alguma vaga seja liberada.
Próximas Convocações
Novas listas serão divulgadas nos dias 11 e 18 de fevereiro, conforme surgirem vagas decorrentes da não confirmação de participação. Os convocados nessas datas terão prazos de dois dias para responder “SIM” à convocação:
- 11 de fevereiro: Segunda convocação.
- 18 de fevereiro: Terceira convocação.
- 28 de fevereiro: Publicação da lista definitiva dos convocados para matrícula.
Cursos de Formação
Os cursos serão realizados em Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), com exceção do curso para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), que será oferecido em formato híbrido. A carga horária varia entre 140 e 580 horas, conforme o cargo, e as aulas serão conduzidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) e agências reguladoras (ANEEL, ANTAQ e ANS).
Durante o período de formação, os convocados terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, salvo servidores públicos federais que optarem por manter seus vencimentos.
A participação no curso de formação é decisiva para a continuidade no concurso. Os candidatos devem acompanhar frequentemente as atualizações no site oficial e estar atentos aos prazos estipulados pelo edital.
Confira o detalhamento abaixo:
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
Cidade: Brasília/DF
Instituição: MGI/ENAP
Duração: 580 horas
Modalidade: Presencial
Início das Aulas: 1º de abril
Local: sede da Enap no endereço SAIS Área 2A, Brasília - DF.
Analista de Comércio Exterior (ACE)
Cidade: Brasília/DF
Instituição: MGI/ENAP
Duração: 380 horas
Modalidade: Presencial
Início das Aulas: 1º de abril
Local: sede da Enap no endereço SAIS Área 2A, Brasília - DF.
Analista em Tecnologia da Informação (ATI)
Cidade: Brasília/DF
Instituição: MGI/ENAP
Duração: 440 horas
Modalidade: Presencial
Início das Aulas: 15 de abril
Local: sede da Academia Nacional de Polícia no endereço Rodovia DF-001, KM 02, Setor Habitacional, Taquari - Lago Norte, Brasília - DF.
Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS)
Cidade:Brasília/DF
Instituição:MGI/ENAP
Duração:440horas
Modalidade:Presencial
Início das Aulas: 22 de abril
Local: sede da Enap no endereço SAIS Área 2A, Brasília - DF.
Analista de Infraestrutura (AIE)
Cidade: Brasília/DF
Instituição: MGI/ENAP
Duração: 440 horas
Modalidade: Presencial
Início das Aulas: 8 de abril
Local: sede da Academia Nacional de Polícia no endereço Rodovia DF-001, KM 02, Setor Habitacional, Taquari - Lago Norte, Brasília - DF.
Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT)
Cidade: Brasília/DF
Instituição: MTE/Cebraspe
Duração: 208 horas
Modalidade: Híbrido
Início das Aulas: 31 de março
O curso de formação será realizado presencialmente, de segunda a sexta-feira, em Brasília/DF, e na modalidade Ensino a Distância (EaD) assíncrona aos sábados, no período de 31 de março de 2025 a 4 de maio de 2025.
Local: A aula inaugural do curso de formação ocorrerá no dia 31 de março de 2025, na Hípica Hall, localizada na SHIP, Trecho 3, Brasília/DF, CEP 70602-900. Os demais encontros presenciais ocorrerão na Faculdade Anhanguera – Unidade do Shopping ID, situada na Quadra 6, Conjunto A, 6, Asa Norte, Brasília/DF, CEP 73025-061.
Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (ANEEL)
Cidade: Brasília/DF
Instituição: ANEEL/Cebraspe
Duração: 140 horas
Modalidade: Presencial
Início das Aulas: 4 de março
Local: Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (ISC/TCU), localizado no Setor de Administração Federal Sul – SAFS – Quadra 4, Lote 1 – Brasília/DF.
Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
Cidade:Brasília/DF
Instituição:ANTAQ/Cebraspe
Duração:140 horas
Modalidade:Presencial
Início das Aulas: 24 de março
Local: Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (ISC/TCU), localizado no Setor de Administração Federal Sul – SAFS – Quadra 4, Lote 1 – Brasília/DF.
Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS)
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Instituição: ANS/Cebraspe
Duração: 140 horas
Modalidade: Presencial
Início das Aulas: 24 de março
Local: sede da ANS, localizada na Av. Augusto Severo, 84 – Bairro: Glória, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 20021-040.
A logística para acomodação em Brasília é de responsabilidade de cada candidato ou candidata. Lembrando que, durante o período de formação, os convocados terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, salvo servidores públicos federais que optarem por manter seus vencimentos.
Matrícula
Para participar dos cursos de formação promovidos pela Enap, as pessoas convocadas devem realizar a matrícula por meio de um formulário eletrônico de forma on-line no sítio da escola no endereço www.enap.gov.br. O prazo para a matrícula começa no dia 10 de março, às 8h, e se encerra no dia 18 de março de 2025, às 23:59h.
Já para os cursos realizados pelo Cebraspe, O edital de informações sobre o link para matrícula no curso de formação, bem como com os procedimentos para envio (via upload) da documentação será divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/ans_25_cf, na data provável de 12 de março de 2025.
Prepare seus documentos para a matrícula:
I. Cópia digital de documento de identidade ou carteira nacional de habilitação, que conste o número do CPF e foto legíveis;
II. Comprovante de pedido de licença para curso de formação (ofício ou despacho assinado eletronicamente ou formulário do SEI), a contar da data de início do curso, conforme art. 20 da Lei 8.112/90, no caso de servidor da Administração Pública Federal.
III. Cópia de pedido de exoneração do cargo/função (a data da exoneração a contar da data de início do curso de formação) e da prova de recebimento pela unidade de recursos humanos do órgão de origem do candidato, se for ocupante de cargo em comissão ou função de confiança na Administração Pública Federal;
IV. Conta corrente de titularidade própria, para fins de recebimento do auxílio financeiro durante o curso de formação. Não serão aceitas conta poupança ou conta conjunta.
Aprovação
Para serem aprovados na terceira etapa do CPNU, os/as candidatas deverão frequentar o curso integralmente e serem aprovados/as nas provas do Curso de Formação, atendendo as seguintes condições:
I. Obter a média final de no mínimo 70% do número máximo de pontos do Curso;
II. Obter no mínimo 60% do número máximo de pontos de cada prova;
III. Frequentar todas as aulas pontualmente, com exceção do limite de 25% de faltas justificadas.
Passo a Passo da Confirmação
- Verifique a convocação
- Acesse a Área do Candidato no site oficial do CPNU:https://cpnu.cesgranrio.org.br/login.
- Confira se seu nome está na lista de convocados publicada em 4 de fevereiro.
- Identifique para qual cargo você foi convocado.
- Confirme sua participação no curso de formação
- Clique na opção de confirmação de participação no próprio sistema.
- Responda “SIM” até as 23h59 do dia 5 de fevereiro para garantir sua vaga.
- Atenção: A não confirmação dentro do prazo resultará em eliminação automática do certame para o cargo convocado e para os cargos de menor preferência indicados na inscrição.
- Acompanhe novas convocações
Se não foi convocado agora ou se optou por continuar concorrendo a cargos de maior preferência, fique atento:
- 11 de fevereiro: Segunda lista de convocação.
- 18 de fevereiro: Terceira lista de convocação.
- Em ambas as datas, você terá dois dias para confirmar sua participação.
- Aguarde a lista definitiva
- No dia 28 de fevereiro, será publicada a lista final com os candidatos confirmados para matrícula nos cursos de formação.
Dicas Importantes:
- Verifique regularmente o site do CPNU para novas atualizações.
- Guarde as datas-chave: 4, 11, 18 e 28 de fevereiro.
Com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.