Seminário serviu como oportunidade para brasileiros compartilharem experiências com representantes do Kênia, da Alemanha e do Canadá

Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap

Especialistas do Brasil e de três países se reuniram virtualmente para trocar experiências sobre o papel e a atuação de gestores públicos. O evento, denominado Global Trends – Tendências Globais para O Desenvolvimento de Lideranças Públicas, foi organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e aconteceu na manhã desta quinta-feira (8) na sede da Escola. Durante o seminário foi lançada a publicação Estratégia de Desenvolvimento de Lideranças Públicas na Enap e Perfil dos Altos Executivos do Governo Federal – Ano 2022.

Durante as falas dos palestrantes, sob o acompanhamento de internautas e da plateia presente na sede da escola, em Brasília, as expressões comuns foram vanguarda, resiliência, empatia, transformação do Estado, desenvolvimento, habilidades, sustentabilidade, inclusão, equidade, inteligência emocional, construção conjunta e, finalmente, futuro. “Nenhum modelo de Estado vai se desenvolver sem o pensamento na formação sustentável de pessoas e lideranças”, argumentou, na abertura do Global Trends, a diretora de Altos Estudos da Enap, Flávia Schmidt.

A representante da instituição que apoiou a Enap na organização do Global Trends, a diretora de Parcerias da plataforma alemã de aprendizado Apolitical Foundation, Pooja Warier Hamilton, fez apresentação on-line sobre as transformações das demandas por habilidades dos líderes. Em seguida, a vice-ministra de Tecnologia, Informação, Comunicação, Inovação e Assuntos da Juventude do Kênia, Nadia Abdalla, fez exposição sobre a transformação digital no espaço global. “Em vez de como posso alcançar, o desafio é como posso acompanhar, como posso participar da construção conjunta”, explicou a profissional de relações públicas e diplomata cultural.

Durante o seminário, o economista com histórico de atuação no governo do Canadá, Neil Bower, vinculou o papel dos servidores públicos à função de guardiões do status quo. “Eles não estão preparados para serem vanguarda”, opinou. “Inovação é essencial para que se alcance a excelência.” Ainda em relação à formação de gestores de equipes, a vice-presidente da Fundação João Pinheiro, Mônica Bernardi, reforçou a importância da inovação. “Há uma crença no poder transformador da liderança para a entrega de melhores resultados à sociedade”, disse a administradora e advogada. “A percepção é de que essa é uma necessidade das grandes áreas temáticas e também já começamos a atuar no campo tático”, completou.

O último palestrante do Global Trends desta quinta-feira foi o membro da Secretaria Executiva do Movimento Pessoas à Frente, Diogo Lima, que palestrou sobre a gestão de pessoas no serviço público e destacou a importância de as pessoas mais preparadas estarem à frente, na condução das políticas públicas. “O Estado deve ser um bom empregador, dando condições para a atuação dos líderes, por meio de políticas para a retenção de talentos e de estímulo ao engajamento”, defendeu o cientista social. No encerramento das apresentações, o diretor de Educação Executiva da Enap, Rodrigo Torres, destacou a importância da iniciativa da Escola para o debate sobre os desafios do futuro que, hoje, se apresentam só como tendência.