Os participantes tiveram oportunidade de saber mais sobre confiança na tecnologia. Palestra está disponível no canal da Enap no Youtube

Como governos, comunidades blockchain e empresas podem trabalhar juntos para enfrentar os desafios de novas formas de realizar transações financeiras? Esse foi um dos destaques do último Fronteiras e Tendências (FronTend), no dia 29 de agosto, com a advogada Camila Rioja, precursora na junção do direito com a tecnologia - co-autora de quatro livros sobre o tema. 

Com a sala lotada de executivos do setor público, a palestrante destacou que o número de pessoas envolvidas com criptomoedas já é correspondente à população da terceira nação do mundo. “Apesar de a maioria ainda considerar distante essa realidade, já é possível fazer transações, emprestar e pagar contas com cripto. Por isso, temos de debater a intersecção dessa tecnologia com a vida real”, destacou. 

O evento foi transmitido pela internet e quem estava acompanhando também enviou dúvidas. Uma das perguntas era sobre a confiabilidade nas transações com moedas digitais. “O principal ativo do blockchain não é a confiança, mas a certeza da verificação se a operação foi completa e segura, de forma transparente, e controlada pela comunidade. É uma dinâmica diferente. A frase é don´t trust, verify (do inglês, “não confie, verifique”)! E é essa certeza que garante o funcionamento das comunidades”, ressaltou Rioja. 

Outro tópico que surgiu durante o evento foi a diferença entre cripto moeda, tipo de token e blockchain.

Quando questionada sobre as possibilidades de aplicar o blockchain às políticas públicas, Camila respondeu que o grande desafio é saber como armazenar dados de forma segura e transparente e utilizá-los para promover maior interação entre governantes e governados, aproximando a população das atividades do Estado. 

No final, Camila Rioja ressaltou que um dos maiores gargalos é o acesso a materiais sobre blockchain em português. “Temos programadores incríveis, mas a maioria dos textos e estudos estão em inglês. Precisamos de mais pessoas divulgando e promovendo educação sobre o tema e de espaços de experimentação, como essa oportunidade de discutir com governo e sociedade aqui na Enap”, concluiu. 

Quer ver a palestra na íntegra? Acesse: https://youtu.be/ryvnOQoIfS0